Ibovespa cai 0,22%; investidores estão atentos à sabatina do BC

4 de julho de 2023

O Ibovespa opera em queda nesta terça-feira (4), após ter se aproximado dos 120 mil pontos no pregão anterior, encerrando em alta de 1,4%, aos 119.738,40 pontos. O mercado está acompanhando a sabatina de Gabriel Galípolo e Ailton Aquino na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado, indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a diretoria do Banco Central. Por volta das 10h15, o índice apresentava uma queda de 0,22%, atingindo 119.474 pontos. Enquanto isso, o dólar apresentava uma desvalorização de 0,32%, sendo negociado a R$ 4,79.

Além disso, os investidores estão atentos a um possível acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. O presidente Lula participará de uma reunião de cúpula do Mercosul na Argentina nesta terça-feira. O presidente afirmou durante sua transmissão semanal nas redes sociais que busca um acordo que seja vantajoso para ambos os blocos, evitando desvantagens para qualquer um deles.

Na agenda política, a Câmara dos Deputados deve votar um projeto que propõe mudanças nas regras do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais). O texto está em regime de urgência e, enquanto não for aprovado, impede a votação de outras pautas pendentes.

Em relação ao cenário econômico, a produção industrial do Brasil registrou um aumento em maio, porém recuperou apenas parte das perdas do mês anterior e ainda se encontra abaixo do nível pré-pandemia, refletindo as dificuldades de recuperação diante dos impactos do encarecimento do crédito.

Em maio, as indústrias do Brasil tiveram um crescimento de 0,3% na produção em comparação com abril, quando houve uma queda de 0,6%. Esse é o segundo resultado positivo do setor neste ano e está em linha com as expectativas de uma pesquisa da Reuters.

Mercado internacional

As bolsas norte-americanas estão fechadas nesta terça-feira devido ao feriado do Dia da Independência (Independence Day).

Na Alemanha, as exportações tiveram uma queda inesperada em maio, devido às remessas para os Estados Unidos e a Rússia que registraram fortes quedas. De acordo com dados do escritório federal de estatísticas do país, as exportações diminuíram 0,1% em relação ao mês anterior. Uma pesquisa da Reuters previa um aumento mensal de 0,3%.

Leia Também: 

Na China, os principais bancos estatais reduziram as taxas de depósito em dólares pela segunda vez em um mês. Essa medida foi adotada para evitar uma queda no yuan.

Confira os principais índices:

EUA (futuros):

Dow Jones: -0,08%
S&P 500: -0,04%
Nasdaq: -0,05%

Europa:

DAX (Frankfurt): -0,19%
FTSE100 (Londres): +0,04%
CAC 40 (Paris): -0,05%

Ásia:

Nikkei (Tóquio): -0,98%
Kospi (Coreia): -0,35%
Xangai (China): +0,04%

(Com Reuters)