Ibovespa sobe com agenda de reformas e resultados nos EUA

20 de julho de 2023

O Ibovespa apresenta alta nesta quinta-feira (20), com os investidores atentos à agenda de reformas financeiras do Ministério da Fazenda. Além disso, o mercado acompanha os resultados de grandes empresas dos Estados Unidos, como Netflix que decepcionou os especialistas. Por volta das 10h15, o índice registrava uma alta de 0,49%, atingindo 118.151 pontos. Enquanto isso, o dólar tinha queda de 0,17%, sendo negociado a R$ 4,77.

Às 10h30, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, deve divulgar o cronograma com propostas de aprimoramento regulatório para o mercado financeiro. A pasta também cogita uma reforma tributária mais agressiva em relação à renda.

No cenário internacional, os investidores acompanham os resultados do segundo trimestre de 2023 das grandes companhias. A Netflix, pioneira do streaming, desapontou Wall Street com uma receita do segundo trimestre abaixo das estimativas dos analistas. Apesar da adição de 5,9 milhões de novos clientes do streaming entre abril e junho e dos lucros que superaram as previsões, a receita trimestral de 8,2 bilhões de dólares ficou abaixo das previsões dos analistas, que eram de 8,3 bilhões de dólares.

Leia Mais: 

Por outro lado, a fabricante de veículos elétricos Tesla teve um desempenho superior ao esperado, superando as estimativas de lucro trimestral e registrando margem bruta automotiva em linha com as expectativas de Wall Street. Em uma base ajustada, a empresa lucrou 0,91 dólar por ação, enquanto os analistas esperavam um lucro de 0,82 dólar por ação. A receita no período de abril a junho foi de 24,93 bilhões de dólares, acima da estimativa de 24,48 bilhões de dólares.

Mercado internacional

Nesta quinta-feira, a China optou por manter suas taxas referenciais de empréstimo inalteradas, mesmo após o banco central ter mantido uma taxa básica de juros no início desta semana. Embora a economia chinesa tenha crescido em um ritmo frágil no segundo trimestre, a decisão de não aplicar estímulos adicionais pode indicar a cautela das autoridades em meio a sinais de uma recuperação econômica vacilante. No entanto, os investidores continuam aguardando medidas de suporte para garantir que a meta de crescimento de Pequim para o ano seja alcançada.

Por outro lado, na Alemanha, os preços ao produtor (PPI) registraram o menor aumento em junho em comparação ao mesmo mês do ano anterior desde dezembro de 2020. Isso alimenta as expectativas de uma possível queda na inflação nos próximos meses. Os preços ao produtor alemão aumentaram apenas 0,1% no ano, de acordo com o escritório federal de estatísticas do país. Essa leitura ficou abaixo das previsões dos analistas, que esperavam nenhuma mudança em relação ao ano anterior, de acordo com uma pesquisa da Reuters.

Confira os principais índices:

EUA (futuros):

Dow Jones: +0,01%
S&P 500: -0,29%
Nasdaq: -0,82%

Europa:

DAX (Frankfurt): +0,24%
FTSE100 (Londres): +0,63%
CAC 40 (Paris): +0,38%

Ásia:

Nikkei (Tóquio): -1,31%
Kospi (Coreia): -0,31%
Xangai (China): -0,92%

(Com Reuters)