BRF aposta na reformulação da Sadia para aumentar participação de mercado

21 de agosto de 2023
Divulgação/Sadia

Além das novas cores de embalagens e da volta do mascote Lek Trek, a companhia também está apostando na utilização de QR Code em todos os produtos

A Sadia, marca de alimentos da BRF (BRFS3), anunciou nesta segunda-feira (21) que reformulou as embalagens de todos os produtos em busca de aumentar a sua participação de mercado, estar presente em todos os momentos do dia dos consumidores e se tornar uma marca preparada para o futuro.

Marcel Sacco, vice-presidente de marketing e novos negócios da BRF, afirma que a companhia, que existe há 79 anos, deixou de se comunicar com as gerações mais novas. Em sua visão, a repaginada feita nos produtos e a nova campanha publicitária devem trazer a marca de volta à cabeça dos consumidores. Hoje, a Sadia está presente em 9 de cada 10 lares brasileiros, segundo a pesquisa realizada pela empresa de consultoria Kantar.

As 10 marcas mais valiosas do Brasil 2023

1º - Itaú Valor da marca em 2023: US$ 8,7 bilhões
2º - Bradesco Valor da marca em 2023: US$ 5,1 bilhões
3º - Banco do Brasil Valor da marca em 2023: US$ 4,9 bilhões.
4º - Petrobras Valor da marca em 2023: US$ 3,9 bilhões.
5º - Caixa Econômica Federal Valor da marca em 2023: US$ 3,1 bilhões.
6º - Vale Valor da marca em 2023: US$ 2,2 bilhões.
7º - Natura Valor da marca em 2023: US$ 2 bilhões.
8º - Skol Valor da marca em 2023: US$ 1,8 bilhão.
9º - Brahma Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.
10º - Sadia Valor da marca em 2023: US$ 1,6 bilhão.

Sem comentar sobre como o aumento de capital de R$ 5,4 bilhões vai interferir no posicionamento da marca como um todo, os executivos afirmaram que as divisões internacionais, com a dos Emirados Árabes e do Chile, não devem receber a reformulação de imediato, já que cada mercado segue uma dinâmica própria. Porém, Sacco diz estar otimista com o crescimento da marca nesses mercados.

O reposicionamento vem após a companhia divulgar que teve prejuízo de R$ 1,3 bilhão no segundo trimestre, maior do que a perda trimestral de cerca de R$ 715 milhões projetada por analistas. Para Paulo Luives, especialista da Valor Investimentos, o momento da reformulação é oportuno. “Estamos passando por um momento em que as companhias do setor estão conseguindo entregar melhores preços para os consumidores, visto que as matérias primas como soja e milho estão mais baratas”, afirma. “Porém, como a companhia mesmo disse, apenas a parte publicitária não será capaz de recuperar a participação de mercado perdida em 2022, mas é um bom passo.”

“Nós sabemos que a concorrência está cada vez mais acirrada e que outras marcas têm produtos mais baratos que os nossos, porém, 62% dos consumidores entrevistados ainda acreditam que a Sadia é a que melhor atende às suas necessidades e é nisso que nós vamos apostar”, diz Sacco. “Além disso, nós também pensamos em formas de reduzir o valor desembolsado pelos clientes e há algum tempo reformulamos os tamanhos de nossos produtos para atender a essa demanda.”

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O executivo afirma que em 2022 a empresa perdeu parte de seu market share com a chegada de novos concorrentes no mercado, mas diz que a situação já está sendo contornada e que a Sadia voltou a ganhar participação de mercado nos setores em que atua. Hoje, a companhia é líder no mercado de frangos in natura no Brasil, com quase 15% de participação, enquanto lidera o segmento de suínos com 17,9%, tendo ainda mais de 22% em presuntos, 33% em lasanhas, aproximadamente um quarto das vendas de salsichas embaladas e mais de 40% em pratos e lanches prontos.

Em relação ao investimento feito na campanha e na reformulação, Sacco afirmou que foram gastas “algumas dezenas de milhões”. Dentre a distribuição de mídias, 54% do valor foi destinado para a TV aberta, enquanto no digital, 58% do dinheiro foi investido em plataformas de vídeos.