De acordo com o levantamento Think Finance, realizado pelo Google em parceria com os institutos Quantas e Liga Pesquisa, os brasileiros têm cerca 4,3 contas abertas, ante as 2,6 vistas em 2022. Além disso, os consumidores já tiveram contato com pelo menos outras três instituições e conhecem 21 empresas do setor.
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Porém, não é fácil ser a instituição preferida dos consumidores no Brasil. Entre as quatro contas abertas, apenas duas são consideradas as principais pelo cliente. Para 77% dos entrevistados, a instituição que concentra o maior volume de pagamentos e transferências é a sua principal, enquanto 58% acreditam que o recebimento do salário torna a conta prioritária. A oferta de crédito aparece com 49% dos votos, enquanto os investimentos representam 44% das respostas.
Na visão dos especialistas, entre os bancos principais, existe uma divisão de conta corrente e investimento, que costumam ocupar as duas primeiras posições no coração dos brasileiros. Elas são selecionadas por critérios como boa experiência digital, conveniência e confiança. Porém, isso não significa que o lugar dos bancos escolhidos está garantido.
De acordo com os dados divulgados pela pesquisa, 57% dos entrevistados consideram mudar de banco principal. Na classe A, a porcentagem é ainda maior: 65%. E isso não é exclusivo para alguns bancos, mas sim para todos. A marca com menor chance de troca tem 55% dos votos, enquanto a com maior tem 63%, uma diferença muito pequena para um setor com tantas oportunidades.
Na visão da diretora de negócios do Google Brasil, Mônica de Carvalho, o futuro ainda é incerto. “O que vai pautar o futuro em relação ao número de bancos por pessoa é a quantidade de serviços que vão ser oferecidos para cada comportamento. Na nossa visão, o mercado está cada vez mais segmentado e o público está pedindo por serviços personalizados que o atendam, então esse número pode continuar crescendo”, avalia a executiva.
Porém, para o head de negócios para serviços financeiros do Google Brasil, Marcel Bonzo, com o surgimento de agregadores que utilizam serviços como Open Finance e trazem diversas vantagens em um único espaço, é possível que a tendência seja de queda. Porém, ele acredita que tudo depende do desenvolvimento do mercado nos próximos anos.