Ibovespa cai à espera da fala de Powell em Jackson Hole

24 de agosto de 2023

O Ibovespa registra queda nesta quinta-feira (24) em um dia com uma agenda esvaziada, enquanto os investidores aguardam ansiosamente a fala do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, no Simpósio de Jackson Hole, previsto para sexta-feira (25). Nesse evento, espera-se que Powell forneça orientações sobre o futuro das taxas de juros nos Estados Unidos. Por volta das 10h20, o índice estava em queda de 0,32%, atingindo 117.751 pontos. Enquanto isso, o dólar estava em alta de 0,39%, sendo negociado a R$ 4,87.

Além disso, o mercado está atento ao grupo Brics, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, que adotou um documento estabelecendo diretrizes e princípios para a expansão do bloco. Os líderes do Brics convidaram Arábia Saudita, Irã, Etiópia, Egito, Argentina e Emirados Árabes Unidos para se juntarem ao grupo, com o objetivo de aumentar a influência de um bloco comprometido em defender os interesses do “Sul Global”. Diante da polarização geopolítica relacionada à guerra na Ucrânia e ao enfraquecimento das relações entre China e Estados Unidos, Pequim e Moscou estão buscando transformar o Brics em um contrapeso eficaz ao Ocidente.

Leia também: 

No cenário político, a Câmara dos Deputados aprovou na noite de quarta-feira uma medida provisória que reajusta o salário mínimo para 1.320 reais e também incorpora correção na tabela do Imposto de Renda da Pessoa Física. Agora, a MP será analisada pelo Senado. O novo valor do salário mínimo, definido pela MP, está em vigor desde 1º de maio deste ano, e o texto também estabelece uma política permanente de valorização do salário mínimo.

Nos Estados Unidos, o número de novos pedidos de auxílio-desemprego apresentou uma queda na semana passada, indicando que as condições do mercado de trabalho continuam apertadas, apesar dos recentes aumentos de juros promovidos pelo Fed. Os pedidos iniciais de auxílio-desemprego diminuíram em 10 mil na semana encerrada em 19 de agosto, para 230 mil em dados ajustados sazonalmente, conforme divulgado pelo Departamento do Trabalho nesta quinta-feira.

Confira os principais índices:

EUA (futuros):

Dow Jones: -0,21%
S&P 500: +0,35%
Nasdaq: +0,89%

Europa:

DAX (Frankfurt): +0,01%
FTSE100 (Londres):+0,30%
CAC 40 (Paris): +0,11%

Ásia:

Nikkei (Tóquio): +0,72%
Kospi (Coreia): +1,28%
Xangai (China): +0,12%

(Com Reuters)