Abloh usava essa analogia no design. Ele dizia ser possível melhorar o design do produto, nesse caso, a vela, e passar um tempão falando sobre ela, ou dedicar tempo criando o design do ambiente onde ela estará.
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Por exemplo, se você tem uma loja que vende produtos online, precisa olhar para o seu site, as fotos, a composição, edição, o layout, como o ambiente que irá ditar a percepção de valor do seu produto. Se as fotos são escuras, não tem preocupação estética, o layout tem cara de amador, então um produto pelo qual você poderia cobrar 100 reais vai valer 30 ou 40 reais na cabeça do público.
Se você tem uma empresa e presta serviços, como é o ambiente, o atendimento e a experiência do seu cliente, desde a hora que ele entra em contato para agendar, até depois que o serviço já foi efetuado?
Se você oferece uma experiência maravilhosa, em um ambiente aconchegante, esteticamente bonito, um atendimento excepcional, então o seu cliente estará disposto a pagar muito mais pelo serviço que você oferece – e pasme, pode ser exatamente o MESMO serviço. Ainda que o serviço seja exatamente o mesmo, a roupagem da entrega muda o valor que o outro está disposto a pagar de você.
Eu mesma, que trabalho com moda, peguei na mão outro dia uma blusa de marca de luxo que está à venda por R$ 5.700. Essa blusa não custou mais de R$ 70 para ser fabricada. Existe, portanto, um abismo entre preço e valor. É isso que você precisa entender. Se o entorno daquilo que você vende não dá a impressão que vale muito, então você nunca vai conseguir cobrar mais caro. Simples assim.
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E você pode até pensar que não quer cobrar mais caro, mas precisa saber que PODER cobrar mais caro é o melhor caminho para o seu negócio, porque significa que você tem o potencial de uma margem de lucro maior, de crescimento e reconhecimento do valor da sua empresa pelo público.
Não adianta fazer uma peça de roupa maravilhosa com um tecido nobre, costuras impecáveis, e não se preocupar em COMO essa roupa será apresentada para o público, ou seja – o styling do look, a composição da foto, o ambiente da foto, a edição de cor, o enquadramento… Tudo isso importa.
O ponto é: o que você faz hoje, dentro do seu negócio, que faz as pessoas enxergarem um valor alto no que você vende?
Se você está muito preocupado APENAS com o produto ou serviço, e mesmo assim sente que não consegue aumentar o preço de venda, então está na hora de refletir sobre a diferença entre preço e valor, entre tangível e intangível, entre objetivo e subjetivo.
Espero que essa reflexão te ajude e provoque, para que você consiga, daqui para frente, fazer com que as pessoas enxerguem muito valor naquilo que você vende.
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