O preço médio da gasolina foi elevado em 0,41 real por litro, a 2,93 reais por litro, após uma série de reduções consecutivas ao longo de 2023 pela Petrobras. Já o diesel foi elevado em 0,78 real por litro, a 3,80 reais por litro, na primeira alta desse combustível no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Ainda assim, a Petrobras destacou que no ano a variação acumulada do preço de venda de gasolina A para as distribuidoras é uma redução de 0,15 real por litro, enquanto no diesel ainda há uma queda acumulada de 0,69 real/litro. O preço de referência do petróleo Brent está praticamente estável em relação ao valor do início de 2023, embora tenha apresentado forte volatilidade no período.
Leia também:
- Petrobras, Vale, Suzano: quais são as brasileiras entre as maiores do mundo
- Petrobras aprova programa de recompra de ações após balanço do 2º tri
Analistas e integrantes do setor avaliaram que o forte reajuste alivia a defasagem em relação ao valor externo — conta esta que considera outros fatores além do preço do petróleo, como o câmbio, mas não acaba com a disparidade.
“O reajuste da Petrobras atende parcialmente aos pedidos dos importadores, reduzindo o descompasso entre as cotações da companhia e o custo de aquisição dos agentes privados”, disse o especialista em combustíveis da Argus, Amance Boutin.
Boutin acrescentou que houve negociações para entrega imediata nos últimos dias nos portos de Itaqui, Suape, Santos e Paranaguá em linha com as cotações internacionais, “ao passo que os importadores ainda possuem estoques para abastecer as demandas fora do sistema Petrobras, desde que o comprador esteja disposto a pagar o preço de aquisição no mercado internacional”.
Para Aurélio Amaral, ex-diretor da agência reguladora do setor ANP, o ajuste no preço deverá favorecer a importação, e não sobrecarrega a Petrobras, “que poderia ficar com esse custo sozinha”.
“Não tem como os preços ficarem totalmente desalinhados com mercado internacional”, disse ele.
“O aumento veio acima da expectativa, e isso fez com que a defasagem caísse bastante, mas ainda tem. Ajudou ainda que o Brent caiu, mas se voltar a subir a Petrobras vai ter que voltar a aumentar”, disse ele, que notou que importadores tinham parado de importar, enquanto a estatal estava aumentando importações.
A companhia observou que a implementação da nova estratégia comercial a partir de maio, em substituição à política de preços anterior, incorporou parâmetros que refletem as melhores condições de refino e logística da Petrobras na sua precificação.
“Em um primeiro momento, isso permitiu que a empresa reduzisse seus preços de gasolina e diesel e, nas últimas semanas, mitigasse os efeitos da volatilidade e da alta abrupta dos preços externos, propiciando período de estabilidade de preços aos seus clientes”, afirmou em nota.