Clientes desafiam gigantes de fast food em relação ao tamanho das porções

2 de setembro de 2023
REUTERS/Evgenia Novozhenina

Um porta-voz do Burger King disse à Forbes que “as alegações são falsas”

O Burger King terá que responder no tribunal sobre alegações de que seus hambúrgueres Whopper são muito pequenos, isso depois de um juiz rejeitar os esforços da empresa para arquivar o caso.

Esse é o mais recente de inúmeros desafios semelhantes, que continuam a crescer à medida que clientes insatisfeitos reagem contra uma discrepância entre o que as lanchonetes realmente servem e os produtos sofisticados que elas anunciam.

As 10 maiores empresas do mundo em 2023

1. JPMorgan Chase Origem: Estados Unidos Vendas: US$ 179,9 bilhões Lucro: US$ 41,8 bilhões Ativos sob gestão: US$ 3,7 trilhões Valor de mercado: US$ 399,5 bilhões
2. Saudi Aramco Origem: Arábia Saudita Vendas: US$ 589,7 bilhões Lucro: US$ 156,3 bilhões Ativos sob gestão: US$ 653,8 bilhões Valor de mercado: US$ 2,05 trilhões
3. ICBC Origem: China Vendas: US$ 216,7 bilhões Lucro: US$ 52,4 bilhões Ativos sob gestão: US$ 6,1 trilhões Valor de mercado: US$ 203,1 bilhões
4. China Construction Bank Origem: China Vendas: US$ 203 bilhões Lucro: US$ 48,2 bilhões Ativos sob gestão: US$ 4,9 trilhões Valor de mercado: US$ 172,9 bilhões
5. Agricultural Bank of China Origem: China Vendas: US$ 186,1 bilhões Lucro: US$ 37,9 bilhões Ativos sob gestão: US$ 5,3 trilhões Valor de mercado: US$ 141,2 bilhões
6. Bank of America Origem: Estados Unidos Vendas: US$ 133,8 bilhões Lucro: US$ 28,6 bilhões Ativos sob gestão: US$ 3,1 trilhões Valor de mercado: US$ 220,8 bilhões
7. Alphabet Origem: Estados Unidos Vendas: US$ 282,8 bilhões Lucro: US$ 58,5 bilhões Ativos sob gestão: US$ 369,4 bilhões Valor de mercado: US$ 1,3 trilhão
8. ExxonMobil Origem: Estados Unidos Vendas: US$ 393,1 bilhões Lucro: US$ 61,6 bilhões Ativos sob gestão: US$ 369,3 bilhões Valor de mercado: US$ 439,3 bilhões
9. Microsoft Origem: Estados Unidos Vendas: US$ 207,5 bilhões Lucro: US$ 69 bilhões Ativos sob gestão: US$ 380 bilhões Valor de mercado: US$ 2,3 trilhões
10. Apple Origem: Estados Unidos Vendas: US$ 385,1 bilhões Lucro: US$ 94,3 bilhões Ativos sob gestão: US$ 332,1 bilhões Valor de mercado: US$ 2,7 trilhões

O processo alega que a propaganda da empresa – incluindo um hambúrguer mais carnudo e ingredientes que “transbordam sobre o pão” – faz o Whopper parecer 35% maior e conter o dobro da quantidade de carne do que o lanche que os clientes realmente recebem.

O Burger King negou qualquer irregularidade e disse que os “consumidores razoáveis” não esperam que cada hambúrguer se pareça “exatamente com uma foto publicitária”.

O juiz distrital dos EUA, Roy Altman, que julga o caso, disse que não cabe ao tribunal decidir o que os consumidores norte-americanos consideram significativo, acrescentando que deveria caber a um júri “dizer-nos o que as pessoas razoáveis pensam”.

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A decisão de Altman permite que os clientes processem o Burger King pelo que alegam ser violação de contrato, enriquecimento sem causa – quando uma parte se beneficia às custas de outra – e declarações falsas e negligentes. No entanto, Altman rejeitou as reclamações dos clientes contra os anúncios online e televisivos do Burger King, afirmando que a empresa não tinha prometido que o hambúrguer teria um tamanho ou peso específico quando servido.

Um porta-voz do Burger King disse à Forbes que “as alegações são falsas” e que os hambúrgueres mostrados em seus anúncios são os mesmos hambúrgueres usados nos sanduíches Whopper que servem.

Problema para o setor

As lanchonetes de fast food têm enfrentado um número crescente de desafios jurídicos nos últimos anos devido à desconexão entre a publicidade e a realidade. Em julho, a Taco Bell foi processada por suas porções supostamente escassas, e tanto o McDonald’s quanto a Wendy’s estão enfrentando ações judiciais semelhantes às do Burger King.

Em 2016, a Subway resolveu um caso alegando que seus sanduíches Footlong nem sempre tinham trinta centímetros de comprimento e este ano ganhou uma ação contra uma mulher que alegou que seu atum não era realmente atum.

Não está claro se o caso chegará a julgamento – muitas vezes as empresas optam por resolver as reclamações fora do tribunal por vários motivos. Porém, o que se sabe é que os esforços anteriores para um acordo não tiveram sucesso, de acordo com a Reuters.