Do Brás para o Brasil: Caedu se transformou em negócio que fatura R$ 950 milhões

29 de setembro de 2023
Divulgação/Caedu

Leninha Palma, presidente do conselho de administração da Caedu

Em 1975 nascia um pequeno comércio de roupas no bairro do Brás, no coração de São Paulo. Hoje, o mesmo negócio virou uma rede, que faturou R$ 950 milhões em 2022 e conta com mais de 80 lojas próprias espalhadas pelos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Essa é a história da Caedu, varejista de moda voltada à classe C, que tem a pretensão de dobrar de tamanho nos próximos três anos, atingindo 140 unidades em todo o país.

Quem vê a perspectiva de crescimento não imagina o que a família fundadora passou para chegar até esse ponto. O fundador da Caedu, Vicente da Palma, deu o primeiro passo em direção ao sucesso quando virou vendedor ambulante, vendendo roupas em uma caminhonete nas ruas da grande São Paulo. Quando decidiu abrir seu primeiro ponto no centro de São Paulo, carregou seus cinco filhos nas costas, que participaram da fundação da companhia.

Confira 10 franquias com rendimentos de mais de R$ 1 milhão para investir

CredFácil Criada em 2004, em Umuarama (PR) a empresa atua no ramo de serviços financeiros e seguros com a missão de oferecer soluções financeiras a todas as pessoas que necessitam de crédito. Em 2022, faturou R$ 220 milhões e a perspectiva para 2023 é um faturamento de R$ 350 milhões e tem como objetivo vender ainda neste ano mais 300 operações. Ficha Técnica Faturamento médio anual: entre R$ 6 milhões e R$ 12 milhões (Modelo Black) Investimento: R$ 150 mil Taxa de franquia: R$ 75 mil Prazo médio para retorno: 6 mesesmore
Folks Pub Fundada em 2014, a Folks Pub une o ambiente rústico e intimista com a elegância das public houses britânicas e a energia das baladas brasileiras, promovendo shows diários com cantores promissores locais e trabalhando um cardápio que oferece cervejas, drinques personalizados e petiscos. Parte da holding Folks Franquias, a rede entrou para o franchising em 2019 e atualmente é a maior do segmento, com 11 unidades. Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 6,3 milhões Investimento: a partir de R$ 700 mil Taxa de franquia: R$ 99 mil Prazo médio para retorno: a partir de 8 meses more
Johnny Rockets Presente em mais de 20 países e com faturamento médio de R$5 bilhões (1 bilhão de dólares) por ano em todo o mundo, a marca americana criada em 1986 abriu a primeira unidade no Brasil em 2013 e pretende fechar o ano com 60 restaurantes. Todas as lojas possuem temática dos anos 1950, que permite trabalhar drinks com gin, vodka e outros destilados. Além disso, disponibilizam no cardápio as melhores opções de hambúrgueres, batatas e shakes, servidos pelos animados garçons dançarinos. Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 4,2 milhões (modelo Casual) Investimento: a partir de R$ 1,7 milhões (incluso taxa de franquia) Taxa de franquia: 39 mil dólares Prazo médio para retorno: 18 a 36 mesesmore
Sestini Referência no segmento de bolsas, mochilas, malas e acessórios, a Sestini atua no mercado há 28 anos e lança anualmente centenas de produtos. Os produtos de rede estão disponíveis em mais de 60 lojas físicas espalhadas pelo país, incluindo unidades próprias e franquias, além de milhares de pontos de venda multimarcas, lojas online e também no aplicativo da Sestini. Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 3 milhões Investimento: Modelo Outlet a partir de R$500 mil (já incluso taxa de franquia) Taxa de franquia: R$ 44 mil Prazo médio para retorno: 60 mesesmore
Emporium da Beleza Fundada em 2005 por Ana Paula Ferro, a Emporium da Beleza é uma franquia seis em um de estética avançada e emagrecimento. Oferece tratamentos para facial, corporal, emagrecimento, depilação a laser, nutri & dermocosméticos e e-commerce. Atualmente conta com mais de 100 unidades, sendo uma delas em Portugal. Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 2 milhões no modelo premium Investimento: a partir R$ 311 mil Taxa de franquia: a partir de R$ 59 mil Prazo médio para retorno: de 14 meses a 22 mesesmore
Euro Colchões Presente no mercado de franquias desde 2005, a Euro Colchões é uma das maiores redes de franquias de colchões premium do Brasil com 73 unidades espalhadas pela região Sudeste. Com foco na expansão da marca pelo país, por meio de lojas próprias e franquias, a Euro Colchões aposta em tecnologia para oferecer aos consumidores produtos de qualidade que proporcionam bem-estar na hora de dormir. Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 1,8 milhão Investimento inicial: R$ 280 mil Prazo médio para retorno: 24 meses Taxa de franquia: R$ 30 mil (durante a ABF a taxa de franquias será de R$ 20 mil)more
Maislaser Rede de clínicas de depilação a laser, rejuvenescimento facial. E remoção de tatuagens A empresária e apresentadora Ana Hickmann é sócia da marca juntamente com o Grupo Kalaes. Foi fundada em 2018 e possui mais de 250 unidades em todo o país. Ficha técnica Faturamento médio anual: R$ 1,4 milhão Investimento: R$ 530 mil Taxa de franquia: R$ 120 mil Prazo para retorno: entre 18 e 24 mesesmore
Mercadão dos Óculos Rede com mais de 700 unidades, fundada em São José do Rio Preto (SP), em 2012. A franquia oferece um modelo de negócio rentável para cidades de até 30 mil habitantes e capitais, e vende apenas produtos de marca própria (armações e lentes). Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 1,2 milhão Investimento: a partir R$ 250 mil Taxa de franquia: de 55 mil a 75 mil Prazo médio para retorno: de 18 meses a 24 mesesmore
Sucos S/A Franquia de alimentação saudável que oferece em seu cardápio uma variedade de sucos, saladas, açaís, sanduíches naturais, caldos e tapiocas. A rede conta com modelos de negócios no formato loja, container e quiosque. Atualmente, possui mais de 20 unidades com forte presença no interior de São Paulo. Ficha técnica Faturamento médio anual: R$ 1,1 milhão Investimento: a partir de R$ 250 mil Taxa de franquia: R$ 40 mil Prazo para retorno: entre 22 e 30 mesesmore
Vida Leve Franquia de healthy foods, está presente em várias localidades do Brasil e conta com produtos naturais para quem busca uma vida mais saudável. Além disso, os modelos oferecidos pela empresa, que é administrada pelo Grupo ZNTT, contam com estrutura enxuta e de simples operação para os franqueados. Ficha Técnica Faturamento médio anual: R$ 1,02 milhão Investimento: a partir R$ 109,9 mil Taxa de franquia: R$ 35 mil Prazo médio para retorno: até 6 mesesmore

“Voltando da escola, o transporte nos deixava direto na loja e nas férias não era diferente. A minha vida sempre foi em torno do comércio”, diz Leninha Palma, a filha caçula de Vicente que atua na presidência do conselho de administração da Caedu.

A abreviação do nome do primogênito, Carlos Eduardo, foi a inspiração para batizar a loja que mudaria o curso de suas vidas. Por anos a fio, a Caedu tratava-se de mais um comércio de roupas sem destaque nas ruas do Brás. E antes deste, antecederam outras tentativas de vingar uma loja de roupas, porém todas sem sucesso.

Porém, a partir de 2008, com a situação financeira começando a melhorar, a varejista passou a investir mais na sua própria marca, trazendo uma equipe especializada em moda e em gestão com a missão de democratizar tendências para a classe C, fazendo com que o comércio ganhasse identidade e tração.

Ao longo do tempo, a Caedu foi criando sua própria maneira de lidar com o comércio local, se tornando uma das primeiras varejistas a se preocupar com a experiência do consumidor como parte essencial da venda. “Esta prática de olho no olho com o cliente, o que eu aprendi quando eu era mais nova, continua muito forte. Não é aquela prática de gestor de escritório, que fica alheio às lojas. Até mesmo os diretores tem que ir para a loja toda a quinta-feira, para que a gente possa continuar enxergando esse valor na operação”, afirma Leninha.

Para ela, esse é o segredo para o sucesso da empresa. Formada em psicologia, a empresária aprendeu desde cedo como as necessidades humanas influenciam dentro da lógica do comércio. “Entender o comportamento humano me ajudou em várias áreas. Eu precisava saber quais eram os desejos do consumidor, para ajudar nas mudanças e no reposicionamento de marca que a empresa passou”, conta. “Uma loja mais confortável é essencial para respeitar o cliente, além de ser uma forma de valorizar o seu dinheiro, que muitas vezes é contado e vai ser investido ali”, completa.

Leninha ocupou a posição de CEO da empresa fundada pelo pai durante 5 anos, de 2016 até o final de 2020. Hoje, além de presidente do conselho, a empresária também atua como conselheira especializada em empresas de varejo familiar, assim como a Caedu. “Essa governança entre os sócios, que compartilham dos mesmos propósitos, entrando para uma esfera até mesmo pessoal, fortalece muito a empresa”, complementa.

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