Ibovespa cai e dólar sobe em dia de mau humor no exterior

3 de outubro de 2023

O Ibovespa está operando em queda nesta terça-feira (3), seguindo o sentimento negativo nos mercados internacionais devido aos discursos hawkish (postura de combate à inflação por meio do aumento dos juros) de diretora do Banco Central norte-americano (Federal Reserve) e à espera de dados econômicos da maior economia do mundo. Com essas declarações, os rendimentos dos Treasuries atingiram uma alta significativa. Além disso, no Brasil, os investidores estão repercutindo o dado da produção industrial, que ficou ligeiramente abaixo das expectativas, e na China, estão atentos à situação da incorporadora chinesa Evergrande.

Por volta das 10h20, o Ibovespa registrava uma queda de 0,18%, situando-se em 114.848 pontos. Enquanto isso, o dólar apresenta uma alta de 0,33%, sendo negociado a R$ 5,08.

Leia também: 

A diretora do Federal Reserve (Fed), Michelle Bowman, declarou que considera “apropriado” elevar os juros e mantê-los em um “nível restritivo por algum tempo” para que a inflação retorne à meta de 2%. Isso levou aos rendimentos dos títulos do Tesouro a subirem nesta terça-feira, refletindo as expectativas de uma política econômica mais restritiva. O rendimento do título de 10 anos atingiu sua máxima desde 2007, ultrapassando 4,5%. Nesta terça-feira, ainda será divulgado o relatório Jolts de abertura de vagas de trabalho em agosto.

No Brasil, a produção industrial aumentou em agosto, mas não conseguiu recuperar completamente as perdas do mês anterior, devido ao aperto no crédito e ao fraco dinamismo. Em agosto, a produção cresceu 0,4% em comparação com o mês anterior, o que compensou apenas parcialmente a queda de 0,6% registrada em julho e ficou ligeiramente abaixo das expectativas da pesquisa da Reuters, que apontava um aumento de 0,5%.

Acompanhe em primeira mão o conteúdo do Forbes Money no Telegram

Na China, a Evergrande, uma gigante do setor imobiliário, retomou as negociações na Bolsa de Valores de Hong Kong nesta terça-feira. Essa retomada acontece após cinco dias de suspensão das ações da incorporadora devido a uma nova crise. No seu retorno à Bolsa, a empresa registrou uma alta de 29% nas ações. Durante a sessão, o valor dos ativos chegou a subir mais de 60%

Confira os principais índices:

EUA (futuros):

Dow Jones: -0,48%
S&P 500: -0,64%
Nasdaq: +0,81%

Europa:

DAX (Frankfurt): -0,94%
FTSE100 (Londres): -0,35%
CAC 40 (Paris): -1,02%

Ásia:

Nikkei (Tóquio): -1,83%
Xangai (China): +0,10%

(Com Reuters)