Leroy Merlin quer financiar obras de clientes com ajuda da Pernambucanas

26 de outubro de 2023
Divulgação

No novo sistema, todas as informações ficarão centralizadas em um aplicativo

Ignacio Sanchez, CEO da Leroy Merlin, ficava preocupado todas as vezes que caminhava perto dos caixas das lojas da rede. Ele sabe que cerca de 70% de seus clientes precisa parcelar as compras de material de construção e de itens de decoração. E também sabe que, para isso, eles usam cartões de crédito de diversos emissores.

Para reduzir essa preocupação, o executivo espanhol fechou uma parceria com a Pefisa, fintech da Pernambucanas, e lançou uma plataforma de soluções financeiras, denominada Leroy Merlin Pay. Com ela, a rede espera acompanhar os clientes na execução de todos os seus projetos. “Analisamos diversas plataformas financeiras e escolhemos a Pefisa devido ao seu entendimento do varejo.”

Quais são as dez maiores varejistas do país?

1- Grupo Carrefour Brasil (CRFB3) Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência Faturamento em 2022: R$ 108 bilhões
2- Assaí (ASAI3) Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência Faturamento: R$ 59,7 bilhões
3- Magazine Luiza (MGLU3) Segmento: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral Faturamento: R$ 44,7 bilhões
4- Via (VIIA3) Segmento: Eletromóveis Faturamento: R$ 39 bilhões
5- Americanas (AMER3) Segmento: Lojas de Departamento, Artigos do Lar e Mercadorias em Geral Faturamento: R$ 34,4 bilhões *Rombo contábil foi divulgado em janeiro de 2023.
6- RaiaDrogasil (RADL3) Segmento: Drogaria e Perfumaria Faturamento: R$ 30,9 bilhões
7- Grupo Boticário Segmento: Drogaria e Perfumaria Faturamento: R$ 23,6 bilhões
8- Natura&CO (NTCO3) Segmento: Drogaria e Perfumaria Faturamento: R$ 20,7 bilhões
9- Grupo Mateus (GMAT3) Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência Faturamento: R$ 20,4 bilhões
10- Grupo Pão de Açúcar (PCAR3) Segmento: Super, Hiper, Atacarejo e Conveniência Faturamento: R$ 18,4 bilhões

Segundo Marcelo Labuto, CEO da Pefisa, isso e a tecnologia permitem melhorar os negócios de diversas empresas parceiras. “Temos uma grande capacidade de concessão de crédito”, diz ele. “A Leroy Merlin Pay já nasce revolucionando o setor de construção civil, possibilitando à varejista se aproximar mais do amplo e diversificado público com o qual se relaciona”, afirma.

Para Roberto Wajnsztok, head de varejo digital da Gouvêa Consulting, o momento é propício para iniciativas desse tipo. “O varejo vive um momento muito difícil de crescimento e é importante melhorar a lucratividade em cima da base de clientes já existente, já que não há mais tantos compradores novos chegando como acontecia antes ou durante a pandemia”, diz ele. “Lançar o serviço financeiro que permite vender mais sem depender de novos consumidores nas lojas é uma solução interessante.”

Em sua visão, a parceria com a Pefisa também é inteligente, já que a companhia atua na base da Pernambucanas e sabe lidar com os entraves financeiros do setor. “A Leroy terá como parceiro financeiro um varejista que sabe o que está fazendo, então a conversa fica muito igual e facilita o processo”, diz Wajnsztok.

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No novo sistema, todas as informações ficarão centralizadas em um aplicativo. Nele, o cliente poderá gerir sua conta, consultar faturas e limites, antecipar parcelas, realizar transferências via Pix e pagar contas. Também será possível serão oferecidos empréstimos, seguros, aplicações financeiras e integração ao programa de fidelidade da Leroy Merlin.

O projeto terá início com o novo cartão Celebre!, que será emitido nas lojas e permitirá realizar parcelamentos em até 10 vezes sem juros. “Para nós, lançar essa nova solução financeira é poder inovar e ao mesmo tempo oferecer um serviço de excelência que proporcione ganhos aos nossos consumidores. Atuamos de maneira a oferecer a jornada completa aos nossos clientes, desde a entrega de produtos, serviços e agora uma nova solução financeira”, diz Sanchez.