Pesquisa do Google mostra brasileiros otimistas com a Black Friday

27 de outubro de 2023

Eletroeletrônicos: campeões absolutos entre os produtos mais desejados, com 69% da preferência dos consumidores

Grande evento do varejo, a Black Friday de 2023 está atraindo muita atenção dos consumidores. Um estudo encomendado pelo Google do Brasil à empresa de pesquisas Offerwise revelou um aumento de 114% nas buscas relacionadas à Black Friday em comparação com 2022. Foi o maior número de buscas no trimestre anterior à Black Friday desde 2019. 

A pesquisa mostrou que os eletroeletrônicos seguem como a categoria mais desejada, com uma preferência de 69% dos entrevistados. Nessa categoria os itens mais procurados são eletrodomésticos (30%), celulares (28%) e eletroportáteis (27%). A segunda posição fica com artigos de moda, com 53%, seguida por beleza e cuidado pessoal (37%), artigos para a casa (34%), e produtos alimentícios (27%).

As preferências dos consumidores não se limitam às categorias convencionais; os brasileiros também revelam uma crescente inclinação para gastar com viagens (12%), serviços (12%), educação (7%) e produtos para animais de estimação (7%). 

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Os consumidores estão começando suas pesquisas para a Black Friday cada vez mais cedo, especialmente os interessados em celulares, televisores e eletrodomésticos. Mais da metade dos consumidores já buscou ofertas desses produtos. Já categorias relacionadas ao uso pessoal e aos produtos do dia a dia apresentam um nível médio ou baixo de antecipação.

A pesquisa revelou que os consumidores estão otimistas. Cerca de 68% dos entrevistados dizem acreditar que a situação econômica de suas famílias vai melhorar até o fim do ano, refletindo um aumento substancial de 23 pontos percentuais em relação a 2022. Apenas 4% dizem acreditar que a situação irá piorar, enquanto 24% esperam que permaneça inalterada.

Dados do Google indicam que 24 categorias de varejo experimentaram um aumento nas buscas na última semana, tanto ante as semanas anteriores quanto em comparação com o mesmo período de 2022, o que mostra que o brasileiro segue entusiasmado com a Black Friday.