Cheng espera que a Carsome alcance o ponto de equilíbrio até o final do ano e atinja um lucro anual em 2024, conforme afirmou em uma entrevista durante a Forbes Global CEO Conference em Cingapura. “Estamos sacrificando o ritmo de crescimento de duas vezes a cada dois anos para nos concentrarmos em nossa margem de lucro”, disse ele. “Isso inclui a melhoria da taxa de comissão de cada transação que acontece em nossa plataforma, otimizando o preço e a força de trabalho, além de usar a conscientização de marketing que construímos.”
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A busca pela lucratividade ocorre enquanto a Carsome continua a enfrentar uma forte concorrência na indústria de comércio eletrônico de automóveis do Sudeste Asiático. A Carsome, que opera na Malásia, Indonésia, Tailândia, Cingapura e, mais recentemente, nas Filipinas, afirma ser a maior plataforma online de carros usados da região em termos de receita e volume de transações. No ano passado, a empresa vendeu mais de 150 mil veículos, o equivalente a uma participação de mercado de 3% no mercado de comércio eletrônico de carros usados do Sudeste Asiático, disse Cheng.
A empresa tem uma concorrente direta, a Carro, que é apoiada pelo SoftBank Vision Fund 2, opera em Cingapura, Malásia, Indonésia, Tailândia e, mais recentemente, no Japão. A Carro, que afirma ser a plataforma online de carros usados mais lucrativa do Sudeste Asiático, disse que sua receita ultrapassou US$ 800 milhões no ano fiscal encerrado em março, com mais de 120 mil veículos vendidos.
“O fato de sermos líderes de mercado por volume de transações demonstra nossa capacidade de replicar o playbook operacional de um país para outro”, disse Cheng. “Ninguém dentro da região pode reivindicar o tipo de tamanho de transação que temos, simplesmente porque o playbook operacional e o know-how são muito importantes para melhorar a conversão e a tomada de decisões.”