O aumento nas vendas de medicamentos injetáveis GLP-1, como Ozempic e Wegovy, impulsionou as ações das fabricantes de medicamentos e impactou negativamente nos papéis de supermercados e alimentos embalados devido à possível mudança nas dietas dos americanos. Os papéis de fabricantes de alimentos menos saudáveis despencaram, enquanto o subíndice de alimentos embalados e carnes do S&P 500 caiu 20% nos últimos seis meses, em comparação com o aumento de 6% do índice geral no mesmo período.
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No entanto, o impacto no setor de fitness tem sido, até agora, mais contido. E há um consenso crescente em Wall Street de que os GLP-1s ajudarão, e não prejudicarão, a indústria. Uma pesquisa da Morgan Stanley no mês passado constatou um aumento de duas vezes na prática semanal de exercícios para pessoas que começaram seu regime com medicamentos para perda de peso.
Apesar disso, ambos Siegel e Wolfmeyer observaram que ainda é cedo para incorporar as mudanças no comportamento do consumidor relacionadas aos medicamentos em seus modelos de avaliação para empresas de fitness que cobrem. No entanto, algumas das maiores academias dos Estados Unidos já começaram a antecipar essa narrativa.
O presidente do Life Time Group, Jeff Zwiefel, disse à CNBC no mês passado que sua rede de academias de alto padrão está iniciando um programa piloto para usar profissionais médicos internos para uma abordagem ‘integrada’ na entrega dos injetáveis aos membros. Enquanto isso, Anthony Geisler, CEO da Xponential Fitness, citou o potencial do Ozempic de impulsionar o crescimento em uma teleconferência de resultados na terça-feira.
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Além das academias
Ainda existe a discussão sobre como os medicamentos para perda de peso influenciam outros setores de gastos discricionários maiores relacionados à aparência física.
Siegel, que cobre gigantes do vestuário esportivo como Nike (capitalização de mercado de US$ 161 bilhões) e Lululemon (capitalização de mercado de US$ 52 bilhões), delineou um cenário ‘muito bom’ relacionado a essas empresas de roupas, no qual as mudanças psicológicas e físicas para usuários de Ozempic os levam a “aderir à loucura da moda atlética”, à medida que se tornam mais comprometidos com o fitness e precisam comprar roupas em novos tamanhos.
Wolfmeyer, que cobre empresas de beleza como Estée Lauder e Ulta, disse à Forbes que você pode provavelmente fazer um argumento semelhante para as ações de beleza, pois a maior conscientização para a aparência pode ser um impulso positivo.
Faturamento
A gigante farmacêutica americana Eli Lilly arrecadou US$ 3 bilhões em vendas este ano para seu medicamento injetável semelhante a Ozempic e Wegovy, o Mounjaro.
Eli Lilly e Novo Nordisk são as duas maiores empresas farmacêuticas do mundo, em grande parte devido ao otimismo em relação a seus medicamentos para perda de peso, impulsionando ganhos de mais de 60% nas ações de ambas as empresas.
A Administração de Alimentos e Medicamentos (FDA) aprova tanto o Wegovy quanto o Mounjaro para perda de peso, enquanto o Ozempic é aprovado para diabetes tipo 2, mas frequentemente prescrito como tratamento para perda de peso fora das indicações.