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Mais de 100 navios porta-contêineres foram redirecionados, trocando rotas pelo Mar Vermelho pela circunavegação da África devido aos ataques Houthi, disse a empresa de logística Kuehne+Nagel. Segundo a CNBC, até a terça-feira (19), cerca de US$ 80 bilhões em cargas que deveriam ter passado pelo Mar Vermelho foram desviados para outras rotas.
A mudança aumentou os custos do transporte e provocou atrasos, já que os navios com destino à Europa têm uma rota muito mais curta através do Canal de Suez. Algumas empresas chegaram a considerar trocar o modal por remessas aéreas ou ferroviárias.
A empresa sueca de móveis Ikea informou na terça-feira (19) que enfrenta uma possível escassez de certos produtos e espera atrasos nas remessas e que está “em diálogo constante com nossos parceiros de transporte para garantir a segurança das pessoas”.
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Uma das maiores empresas de eletrodomésticos do mundo, a Electrolux, informou que espera que as entregas sejam limitadas enquanto busca rotas alternativas e prioriza certas entregas. E a marca de roupas Abercrombie & Fitch disse aos fornecedores na quarta-feira que estava considerando usar frete aéreo, muito mais caro, para evitar interrupções no fornecimento.
As taxas de transporte marítimo global também aumentaram devido aos ataques no Mar Vermelho. O preço do transporte de um contêiner da China para o Mediterrâneo era de US$ 2,4 mil na terça-feira, alta de 44% em dezembro.
Combates
Muitos navios comerciais passam pelo Mar Vermelho e pelo Canal de Suez nas rotas da Ásia para a Europa. O secretário de Defesa americano, Lloyd Austin, disse na terça-feira que os EUA estão liderando uma força naval multinacional para proteger e defender as operações comerciais no Mar Vermelho.
Em 15 de dezembro, a Maersk instruiu os seus navios a interromper as viagens através do Estreito de Bab al-Mandab, que liga o Mar Vermelho ao Oceano Índico, após um “quase incidente” com rebeldes Houthi envolvendo o navio Gibraltar. Em 18 de dezembro, a petrolífera BP suspendeu todos os envios de petróleo, líquidos, gás natural e outros fornecimentos de energia através do Mar Vermelho.