Pedro Bartelle, CEO da Vulcabrás: “Nossa visão de futuro já está no presente”

31 de dezembro de 2023
FOTO: RAUL KREBS

Pedro Bartelle é CEO da Vulcabras

Aos 18 anos, Pedro Bartelle abriu sua primeira loja, um outlet da Reebok e, na sequência, lançou o SiteShoes, primeiro site de venda de calçados esportivos do Brasil, enquanto cursava a faculdade de administração. Aos 22, entrou para o time da Vulcabras e, antes dos 40, já era CEO da empresa. Bartelle foi um dos dez eleitos como melhores CEOs de 2023 pela Forbes.

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Sua carreira, no entanto, começou em uma área bem diferente, aos 13 anos, quando ele ingressou no automobilismo profissional. Logo sagrou-se campeão brasileiro duas vezes, na Fórmula Chevrolet e na Fórmula 3. “O automobilismo me ensinou a lidar com a pressão em momentos difíceis”, diz. A vivência no esporte preparou-o para as duas reestruturações e o re-IPO de que participou como CEO da Vulcabras.

“Por ser um esporte difícil, perigoso e muito competitivo, foi essencial nessas situações. Quem já passou por momentos desafiadores sabe da importância de manter a calma para exercitar a inteligência emocional e, assim, conseguir enfrentar e superar dificuldades com relativa tranquilidade.”

Apesar de ter assumido o comando da empresa em uma época de muitas mudanças, em 2015, hoje Bartelle chefia a maior gestora de marcas esportivas do país – responsável por Olympikus (100% brasileira), Mizuno e Under Armour –, que cresce há 12 trimestres seguidos acima de dois dígitos e que teve em 2022 o melhor ano de sua história, com faturamento de R$ 3,1 bilhões, avanço de 17% em comparação com o mesmo período anterior.

A Vulcabras também tem se destacado no que diz respeito ao impacto social e ambiental positivo, com 100% dos calçados produzidos com energia eólica e 100% dos efluentes tratados nas fábricas. Além disso, seu programa Jovem Aprendiz, em parceria com o Senai, já formou mais de 780 jovens, dos quais 98% tiveram a oportunidade de um primeiro emprego. “Nossa visão de futuro já está no presente”, afirma.

Veja quem são os melhores CEOs do Brasil em 2023:

Alberto Griselli, CEO da Tim Brasil
Bruno Ferrari, CEO da Oncoclínicas
Carla Fonseca, CEO da Smiles
Isabella Wanderley, CEO da Novo Nordisk
Marcello Guidotti, CEO da EcoRodovias
Milton Maluhy, CEO do Itaú
Pedro Bartelle, CEO da Vulcabras
Ricardo Mussa, CEO da Raízen
Tarciana Medeiros, CEO do Banco do Brasil
Tereza Santos, CEO da Sympla

Entre as lições aprendidas no cargo, na faculdade, no esporte e também com a família – seu pai e seu tio fundaram o grupo Grendene, detentor de marcas como Ipanema e Rider –, Bartelle destaca a importância de separar trabalho e lazer. “A falta de equilíbrio entre vida pessoal e profissional pode causar danos aos dois lados. Aprendi que, se a vida pessoal estiver desorganizada, a corporativa tende a refletir essa desorganização”, diz o executivo, que procura não “contaminar a mente” nos momentos de descanso. Nestes, gosta de “estar em conexão com o mar, acompanhar de perto a Fórmula 1 e pescar, sempre que possível”.

Embora não acredite em fórmulas para o sucesso, divide alguns conselhos valiosos: “Saiba escutar. Às vezes, a solução está em pessoas que você não imagina e espera. Tenha em seu time pessoas que tenham vontade de fazer e aprender. Dedicação supera qualquer qualificação. E, se você tem muitas coisas para fazer, faça uma por vez, bem-feita”.

Reportagem publicada na edição 112 da Forbes Brasil, em setembro de 2023.