Pré-mercado: Banco Central espera inflação dentro da meta até 2026

21 de dezembro de 2023

Bom dia! Estamos na quinta-feira, 21 de dezembro.

Cenários

O Banco Central (BC) divulgou o último Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do ano na manhã desta quinta-feira. Publicação de maior fôlego do BC, o RTI descreve o cenário econômico a partir do qual o Comitê de Política Monetária (Copom) traça sua estratégia para os juros.

Segundo o RTI, a inflação ao consumidor, medida pelo IPCA, “surpreendeu para baixo no trimestre encerrado em novembro, revelando‑se 0,40 p.p. menor do que a esperada pelo Copom em seu cenário de referência de setembro”. A estimativa era de uma alta acumulada em 12 meses de 5,10%, mas o resultado foi 4,68%, um número 0,42 ponto percentual menor.

A conclusão do extenso relatório é que, apesar de esse risco não poder ser descartado, a probabilidade de a inflação superar o limite superior da meta diminuiu bastante e “passou de cerca de 67% no Relatório anterior para 17% neste Relatório”. Segundo o BC, essa “alteração reflete a queda na projeção [de inflação] para 2023 (de 5,0% para 4,6%) e a redução da incerteza associada a um horizonte mais curto de projeção”.

Perspectivas

O RTI confirma a expectativa do mercado de que o BC está observando um cenário mais benigno para a inflação. Apesar de o Relatório trazer as habituais advertências de que é preciso ter “paciência e serenidade” na condução da política monetária, o texto implica em uma redução sustentada dos juros nos próximos anos, se nenhum imprevisto alterar esse cenário.

Indicadores

  • Brasil

Relatório Trimestral de Inflação

  • Estados Unidos

PIB 3º trimestre (12m)
Esperado: + 5,2%
Anterior: + 2,1%

Pedidos iniciais de seguro-desemprego
Esperado: 214 mil
Anterior: 202 mil