Gerdau vende participação na Diaco e Gerdau Metaldom para Grupo INICIA

18 de janeiro de 2024
Siderúrgica - Foto David McNew - Reuters

Os ativos negociados pela Gerdau possuem capacidade de produção de 360 mil toneladas de aciaria e 1,250 milhão de toneladas de laminação

A Gerdau informou nesta quarta-feira (17) que celebrou acordo para a venda de toda a sua participação nas joint-ventures Diaco e Gerdau Metaldom ao Grupo INICIA. O preço base correspondente a US$ 325 milhões, conforme fato relevante.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A empresa estima que o fechamento da operação ocorrerá no primeiro semestre de 2024.

O Grupo INICIA é atual sócio da Gerdau em ambas joint-ventures. O cujo conjunto de ativos detidos compreende unidades industriais de produção de aços longos. A capacidade de produção é de 360 mil toneladas de aciaria e 1,250 milhão de toneladas de laminação, acrescentou a siderúrgica.

De acordo com a Gerdau, nos últimos seis anos, o Ebitda médio combinado de ambas as operações totalizou US$ 134 milhões. A participação da Gerdau correspondia a cerca de 50% dessa geração.

As joint-ventures atuam nos mercados da Colômbia, República Dominicana, Panamá e Costa Rica.

A conclusão da transação ainda está sujeita ao cumprimento de condições precedentes usuais em operações desta natureza, afirmou a Gerdau, em especial a aprovação pela autoridade de defesa de concorrência na Colômbia.

“Os recursos provenientes da transação serão utilizados na execução do programa de Capex Estratégico da companhia”, disse a siderúrgica em documento à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).