Inovações do NRF 2024 destacam retail media, IA e mudanças no consumo

17 de janeiro de 2024
Jason Dixson/NRF

A perspectiva é que a IA seja vista como um braço direito do varejo, ajudando a fazer curadorias de produtos, otimizando estoque e até mesmo auxiliando na logística

O maior evento de varejo do mundo, a National Retail Federation (NRF), realizado em Nova York, Estados Unidos, destacou inovações que devem dominar o cenário nos próximos meses. Retail media, inteligência artificial e mudanças de consumo foram os destaques durante os três dias do evento.

No período, o NRF 2024 reuniu dezenas de milhares de empreendedores e especialistas, sendo muitos deles brasileiros. Fabio Fialho, CMO da Infracommerce, destacou que o evento deixou claro que o “retail media networks chegou à sua era de ouro”.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

O retail media consiste em uma abordagem publicitária que possibilita às marcas exibirem anúncios em locais de estabelecimentos varejistas, tanto físicos quanto online. A diferença em relação aos anúncios tradicionais é que os dados usados para a segmentação das ofertas são fornecidos diretamente pelo próprio varejista, em vez de plataformas de publicidade terceiras, como o Google Ads.

“Vejo que é hora de os varejistas omnichannel brilharem, pois dados próprios e ativos de lojas físicas são a chave para a mídia do varejo 2.0. Os consumidores de hoje esperam uma experiência de compra consistente e sem atritos, independentemente do canal que estejam usando”, afirma Fialho.

Antônio de Sá, sócio-fundador da Amicci, plataforma de gestão de marcas, também esteve presente no evento e destacou a força do varejo como mídia. “Ao entender mais sobre o comportamento dos clientes, os varejistas conseguem anunciar produtos e fazer ações específicas”.

O evento, que contou com a presença de grandes nomes como Michelle Gass, presidente da Levi’s Strauss & Co e “Magic” Johnson, ex-jogador da NBA, também debateu sobre a inteligência artificial.

A perspectiva é que a IA seja vista como um braço direito do varejo, ajudando a fazer curadorias de produtos, otimizando estoque e até mesmo auxiliando na logística. A Salesforce, por meio das palavras de Mark Benioff, reafirmou a inevitabilidade da integração da inteligência artificial nos próximos 20 anos. “A IA tem o potencial de simplificar processos complexos, permitindo que indivíduos criativos e lógicos realizem tarefas que antes exigiam a colaboração de muitos. Isso traz diversos ganhos de eficiência para as empresas”, comenta Fialho.

Um ponto de vista interessante foi compartilhado pela Vtex, destacando o desafio dos altos custos de aquisição de clientes por meio de publicidade tradicional. A estratégia de investir em conteúdo próprio, em vez de depender exclusivamente de influenciadores, sugere uma mudança no paradigma do marketing digital.

“A crescente importância do conteúdo na decisão de compra foi corroborada por exemplos práticos, como o impacto positivo de ter um ‘concierge’ de conteúdo para orientar os consumidores na escolha de produtos, especialmente em ambientes com grande variedade”, diz Ricardo Brandão, CEO da Skyone, plataforma de computação em nuvem.

Além das questões focadas em tecnologia, a gestão de pessoas também foi um assunto bastante abordado no evento, ressaltando a importância de cuidar do time e de trazer pessoas que superam as suas capacidades para ter ainda mais sucesso no futuro.