Pré-mercado: semana terá super quarta e começa com liquidação da Evergrande

29 de janeiro de 2024

Bom dia. Estamos na segunda-feira, 29 de janeiro.

Cenários

A semana será marcada pela primeira super quarta-feira de 2024, com reuniões dos bancos centrais do Brasil e dos Estados Unidos. Ambos os encontros começam na terça-feira (30) e se encerram na quarta-feira (31).

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Os resultados já foram antecipados pelos investidores. O Comitê de Política Monetária (Copom) deverá reduzir a taxa Selic em 0,5 ponto percentual para 11,25% ao ano. E o Federal Open Market Committee (Fomc) deve manter os juros americanos inalterados na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano.

Para além das reuniões, a justiça de Hong Kong definiu, na madrugada da segunda-feira, a liquidação da maior incorporadora da China continental, a Evergrande. Empresa mais endividada do mundo, com um passivo de US$ 300 bilhões, a empresa vinha tentando sanear suas finanças desde meados de 2021. Antes das dificuldades, a companhia empregava 200 mil pessoas e gerava 3,8 milhões de empregos indiretos

Perspectivas

Apesar de as atividades da Evergrande se concentrarem na China continental e em Hong Kong, com poucas ramificações para Europa e Estados Unidos, sua falência terá um impacto bastante negativo sobre a economia chinesa.

O setor imobiliário é o mais importante do país em termos internos. Além disso, a compra de imóveis é o principal veículo de poupança para as pessoas na China, devido à oferta restrita de produtos financeiros. Por isso, os problemas da Evergrande têm a capacidade de reduzir o crescimento do PIB e as importações de commodities, inclusive do Brasil.

Indicadores

  • Brasil

Relatório Focus

  • Estados Unidos

Sem indicadores relevantes