Musk disse que o crescimento será “notavelmente menor”, já que a Tesla está se concentrando em um veículo elétrico de próxima geração a ser produzido em sua fábrica no Texas no segundo semestre de 2025, o que deverá desencadear o próximo boom nas entregas.
-
Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Mas seus comentários não agradaram investidores, com a Tesla prestes a perder cerca de 50 bilhões de dólares em valor de mercado se as perdas se mantiverem. Suas ações já caíram 16,4% neste mês até o último fechamento.
As ações de outros fabricantes de veículos elétricos com Rivian, Grupo Lúcido e Fisker também recuaram.
A indústria de EVs tem lutado com uma desaceleração na demanda há mais de um ano e os cortes de preços da Tesla provavelmente irão piorar a pressão sobre startups e montadoras como a Ford..
“O problema para a Tesla é que qualquer tentativa significativa de aumentar as vendas daqui em diante provavelmente precisará ser alcançada ao custo de novas quedas na margem operacional, devido ao fato de ter que competir com a BYD na China, bem como ao aumento da concorrência em outros lugares”, disse Michael Hewson, analista-chefe de mercado da CMC Markets.
Alguns analistas disseram que o valuation atual pode ser difícil de justificar se o crescimento das vendas e a margem da Tesla enfraquecerem ainda mais.
“A Tesla parece cada vez mais uma empresa automobilística tradicional”, disse Toni Sacconaghi, analista da Bernstein.