Ibovespa abre sem direção definida após divulgação do IPCA

8 de fevereiro de 2024

O Ibovespa opera em queda de 0,06% na abertura do pregão desta quinta-feira (8), a 129.867 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. Os investidores acompanham a repercussão do IPCA de janeiro. O indicador recuou 0,42% no mês, passando a acumular, em 12 meses, uma alta de 4,51%.

O dólar avançava 0,21% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 4,9287.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A inflação no Brasil desacelerou em janeiro, mas iniciou 2024 levantando sinais de alerta para o peso dos preços dos alimentos, que registraram a maior alta para o primeiro mês do ano em oito anos.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou alta de 0,42% em janeiro, contra 0,56% em dezembro, mostraram dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com isso o índice passa a acumular em 12 meses avanço de 4,51%, abaixo da taxa de 4,62% com que encerrou 2023, quando voltou a ficar dentro do limite da faixa determinada como meta para o ano passado.

Para este ano, o centro da meta para a inflação, medida pelo IPCA, é de 3,0%, com margem de 1,5 ponto percentual para mais ou menos.

Os resultados ainda ficaram acima das expectativas em pesquisa da Reuters, de altas de 0,34% no mês e de 4,42% em 12 meses.

No cenário corporativo, a Simpar, controladora de empresas como a locadora de veículos pesados Vamos e a transportadora JSL, anunciou na noite de quarta-feira a criação da holding Ciclus Ambiental, para consolidar seus negócios na área de gestão de resíduos e saneamento.

A holding foi criada depois que um consórcio formado pela Simpar e mais duas empresas venceu em janeiro disputa pela Parceria Público-Privada de serviços de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos promovida pela prefeitura de Belém.

O Banco Pine teve um salto no lucro no quarto trimestre do ano passado na comparação com o mesmo período em 2022, informou a instituição financeira nesta quinta-feira, em desempenho impulsionado pela diversificação da operação.

O banco apurou lucro de R$ 62,2 milhões nos meses de outubro a dezembro de 2023, alta de 178% ano a ano, com maior crescimento na operação de varejo colateralizado – segmento que inclui crédito consignado e antecipação do saque aniversário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

Mercados internacionais

Na Ásia, as ações da China fecharam em alta nesta quinta-feira depois que Pequim nomeou um regulador veterano como o novo chefe do órgão de vigilância de valores mobiliários e após medidas para estabilizar os mercados de ações.

Por lá, os preços ao consumidor caíram em janeiro no ritmo mais acentuado em mais de 14 anos e os preços ao produtor também recuaram, aumentando a pressão sobre as autoridades para que façam mais para reanimar uma economia com baixa confiança e que enfrenta riscos deflacionários.

A segunda maior economia do mundo vem lutando contra a desaceleração dos preços desde o início do ano passado, forçando cortes nas taxas de juros para estimular o crescimento, mesmo quando muitas economias desenvolvidas estão concentradas em controlar a inflação persistentemente alta.

O banco central da China disse nesta quinta-feira que a política monetária deve ser flexível, precisa e eficaz e que manterá a liquidez razoavelmente ampla, de acordo com seu relatório de implementação da política monetária para o quarto trimestre.

O Banco do Povo da China também fará bom uso de seu instrumento de empréstimo suplementar prometido para sustentar o mercado imobiliário e manter a taxa de câmbio do iuan basicamente estável em um nível de equilíbrio, acrescentou o relatório.

No Japão, o BoJ provavelmente encerrará suas compras de ativos de risco, mas evitará aumentar rapidamente as taxas de juros ao reduzir o apoio monetário, disse o vice-presidente Shinichi Uchida, na mais forte indicação até o momento de que o fim de seu estímulo está próximo.

Os preços do setor de serviços estão subindo à medida que mais empresas aumentam os salários e repassam o aumento dos custos de mão de obra, disse Uchida, sinalizando sua convicção crescente de que as condições para a eliminação gradual do estímulo estão se encaixando.

O Hang Seng, de Hong Kong, desvalorizou 1,27%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em queda de 1,00%. Já na China continental, o índice Shanghai ganhou 1,28%; e no Japão, o índice Nikkei avançou 2,06%.

(Com Reuters)