Ibovespa recua na abertura puxado pela Vale

19 de fevereiro de 2024

O Ibovespa opera em queda de 0,28% na abertura do pregão desta segunda-feira (19), a 128.368 pontos perto das 10h10, horário de Brasília. O dia será de liquidez reduzida e potencialmente mais volátil devido ao feriado nos Estados Unidos. A atenção dos investidores estará voltada para indicadores do nível de atividade, como o IBC-Br, que cresceu acima do esperado em dezembro.

O dólar recuava 0,04% ante o real por volta das 10h10. A moeda era negociada a R$ 4,9661.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

A atividade econômica brasileira cresceu mais do que o esperado em dezembro e fechou o quarto trimestre do ano passado com resultado positivo, terminando 2023 com crescimento de 2,45%, segundo dados do Banco Central divulgados nesta quinta-feira.

O Índice de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), considerado um sinalizador do Produto Interno Bruto (PIB), apresentou em dezembro crescimento de 0,82% em relação a novembro em dado dessazonalizado, resultado acima da expectativa em pesquisa da Reuters de avanço de 0,75%.

Foi o quarto resultado mensal positivo, que ajudou o índice a fechar o quarto trimestre com expansão de 0,22% sobre os três meses anteriores, em dado dessazonalizado.

O BC ainda revisou o resultado de novembro para uma expansão de 0,1%, de variação positiva de 0,01% informada antes.
Na comparação com dezembro do ano anterior, o IBC-Br teve alta de 1,36%, de acordo com os números observados.

Depois de surpreender no primeiro semestre de 2023 e mostrar resiliência no terceiro trimestre, a expectativa era de que a economia brasileira teria terminado o ano rondando a estagnação.

No cenário corporativo, o Santander anunciou um novo programa de recompra de ações no valor de € 1,46 bilhão nesta segunda-feira e disse que aumentará dividendos por ação de 2023 em cerca de 50%.

O segundo maior banco da zona do euro em valor de mercado disse que a execução da recompra começa na terça-feira, depois de já ter obtido a autorização regulatória necessária.

As ações do Santander subiam mais de 2%. Até a sexta-feira passada, os papéis mostravam desvalorização de cerca de 5%.

Mercados internacionais

Nos Estados Unidos, celebra-se nesta segunda-feira o Dia do Presidente (President’s Day), que mantém fechados os mercados de ações e de renda fixa.

Na Ásia, as ações chinesas iniciaram o Ano do Dragão em clima positivo nesta segunda-feira, com os investidores retornando da pausa de uma semana do Ano Novo Lunar e comprando ações de turismo e entretenimento após os gastos no feriado.

Os investidores também se inspiraram no desempenho robusto das ações de Hong Kong na semana passada e das empresas
chinesas listadas nos Estados Unidos, bem como nos avanços da inteligência artificial (IA) no exterior.

O banco central da China deixou uma importante taxa de juros inalterada no domingo conforme esperado ao rolar os empréstimos de médio prazo que estavam vencendo, com incertezas sobre o momento de um afrouxamento monetário pelo Federal Reserve limitando a margem de manobra de Pequim.

Pequim está buscando um delicado exercício de equilíbrio para sustentar a economia em um momento em que os sinais de pressão deflacionária persistente exigem mais medidas de estímulo. Mas qualquer movimento monetário agressivo corre o risco de reavivar a pressão de depreciação sobre a moeda chinesa e as saídas de capital.

O Hang Seng, de Hong Kong, desvalorizou 1,13%; e o BSE Sensex, de Mumbai, fechou o dia em alta de 0,39%. Já na China continental, o índice Shanghai ganhou 1,56%; e no Japão, o índice Nikkei recuou 0,04%.

Na Europa, é provável que a Alemanha esteja em recessão agora que a demanda externa está fraca, os consumidores
continuam cautelosos e o investimento doméstico está retido pelos altos custos de empréstimos, disse o Bundesbank, banco central do país, em um relatório mensal regular nesta segunda-feira sobre a maior economia da Europa.

A Alemanha tem enfrentado dificuldades desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022, que elevou os custos de energia, e sua vasta economia, com forte presença do setor industrial, está agora em seu quarto trimestre consecutivo de crescimento zero ou negativo, o que pesa sobre toda a zona do euro.

“Ainda não há recuperação para a economia alemã”, disse o Bundesbank. “A produção pode diminuir ligeiramente de novo no primeiro trimestre de 2024. Com o segundo declínio consecutivo na produção econômica, a economia alemã estaria em uma recessão técnica.”

O Stoxx 600 perdia 0,01%; na Alemanha, o DAX recuava 0,35%; o CAC 40 em queda de 0,22% na França; na Itália, o FTSE MIB cai 0,15%; enquanto o FTSE 100 tem valorização de 0,17% no Reino Unido.

(Com Reuters)