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Não demorou muito para atrair a atenção de famosos, interessados em fazer doações ao país. A modelo Gisele Bündchen é um exemplo: criou o Fundo Luz Alliance para captar recursos e apoiar iniciativas de preservação e recuperação de rios, mata ciliares e aquíferos. A Brazil Foundation auxiliou Bündchen na aplicação dos recursos, buscando as iniciativas que atendiam aos requisitos da instituição e eram de fato efetivas.
Famosos do mundo da música e dos esportes também estão alinhados com a Brazil Foundation. “Selena Gomez, a cantora, está trabalhando com a gente, especialmente em projetos para mulheres de comunidades carentes na área de saúde mental. Eu acho ela uma maravilhosa, está super focada”, diz Rebecca Tavares, atual presidente e CEO da Brazil Foundation. “Também estamos conversando, por exemplo, com a equipe de Lewis Hamilton. Estamos com esperanças de trabalhar com ele.”
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Empresas como a rede de moda holandesa C&A, que no Brasil possui cerca de 300 lojas, e a rede social LinkedIn, da Microsoft, têm se apoiado na Brazil Foundation para firmar parcerias nas busca de ações que mereçam ser financiadas. “Eles financiam e nós fazemos a pesquisa, chamamos alguns projetos para apresentar propostas, analisamos essas propostas e visitamos essas entidades no campo. Aí fazemos uma apresentação para o financiador”, diz Tavares
Bilionários estadunidenses também olham para Brazil Foundation nos projetos de doações. O fundador do eBay, Pierre Omidyar, investe por meio de sua fundação, a Omidyar Group. MacKenzie Scott, a escritora e ex do também bilionário Jeff Bezzos, doou US$ 5 milhões (R$ 25 milhões na cotação atual).
“A filosofia (da MacKenzie Scott) foi oferecer esses recursos sem uma destinação específica (para além da caridade)”, diz Tavares. Os recursos permitiram a criação de fundos temáticos, com os Empreendedorismo Negro, Equidade de Gênero, Meio Ambiente e Mudanças Climáticas e Educação.
O upgrade tecnológico alterou o controle da instituição, saindo das planilhas para um software capaz de consolidar as informações entre a sede nos EUA e o escritório do Rio de Janeiro. “Nossa integração deu novas formas de controle tanto financeiro quanto dos problemas, o que torna muito mais viável para a gente poder prestar contas para os doadores”, diz Tavares.
Estratégias para doações e sensibilização
Anualmente, a Brazil Foundation realiza dois bailes de gala com o intuito de arrecadar fundos: um no Brasil e outro em Nova York. No ano passado, o evento foi sediado no hotel Rosewood, na capital Paulista.
Outra estratégia é a sensibilização do público dos EUA quanto às vantagens de se colocar doações em testamento. “Ao invés de pagar até 60% de imposto ao governo, pode-se pagar menos porque essa doação tem finalidade filantrópica e não entra no cálculo”, diz Tavares. Ela também apela ao legado filantrópico que as pessoas podem continuar exercendo após a morte, com a possibilidade de se designar onde, como e por quanto tempo serão feitas as doações. “Se quer criar um legado, ser lembrado como uma pessoa exemplar, um caminho é pela filantropia.”