Nelson Kaufman renuncia como CEO da Vivara e ocupará presidência do conselho

25 de março de 2024
Foto: Reprodução/Itajaí Shopping

Loja da Vivara

A Vivara comunicou nesta segunda-feira (25) que o conselho de administração da companhia decidiu que o fundador e principal acionista da empresa, Nelson Kaufman, passará a desempenhar a função de presidente do colegiado. Em razão disso, ele renunciou ao cargo de diretor presidente da rede de joalherias.

O conselho elegeu para o cargo de CEO o executivo Otavio Chacon do Amaral Lyra, que continuará a exercer, interinamente, a função de diretor financeiro e de relações com investidores da empresa, de acordo com o fato relevante encaminhado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Em meados do mês, o conselho elegeu Kaufman como diretor presidente, o que derrubou as ações da Vivara, em meio a preocupações sobre a governança e a estratégia futura de crescimento da companhia. Desde o anúncio, os papéis recuaram mais de 18%, com o balanço de quarto trimestre também no radar.

Na mesma reunião nesta segunda-feira, o conselho aprovou a nomeação de Maria Carolina Ferreira Lacerda para ocupar cargo vago no colegiado – assim como o fez com Kaufman, decidindo na sequência pela sua nova designação. Kaufman substituirá João Cox Neto, que seguirá como membro do conselho e será nomeado para a nova posição de vice-presidente do colegiado.

O conselho convocará assembleia geral de acionistas para ratificar as mundanças.

Na última sexta-feira, a Vivara comunicou que Kaufman aumentou a participação na empresa para 26,22%, passando a deter 61.939.019 ações ordinárias da rede de joalherias.