Pré-mercado: indicadores positivos na economia real

15 de março de 2024

Bom dia. Estamos na sexta-feira, 15 de março.

Cenários

A perspectiva é de números positivos do setor de serviços a serem divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (15). Na quinta-feira (14) o Instituto divulgou um resultado positivo no comércio. As vendas no varejo aumentaram 2,5% em janeiro na comparação com dezembro, segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC).

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Foi a primeira alta estatisticamente significativa desde setembro de 2023, quando o crescimento havia sido de 0,8%. Depois disso, o comércio passou por dois meses de estabilidade (-0,3% em outubro e 0,2% em novembro) e um de queda (-1,4% em dezembro). Com isso, em janeiro, o setor operava 5,7% acima do patamar pré-pandemia, registrado em fevereiro de 2020, e 0,8% abaixo de seu nível recorde, alcançado em outubro de 2020.

Agora será divulgada a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) de janeiro. Em dezembro, dado mais recente disponível, houve um aumento de 0,3% na atividade do setor. Nos 12 meses até dezembro, o IBGE detectou uma queda acumulada de 2,0%.

Também será divulgado o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de janeiro. A expectativa é de abertura de 90 mil vagas na economia no mês, ante as 430,16 mil demissões ocorridas em dezembro.

Perspectivas

Os números do IBGE vêm ao encontro de projeções dos profissionais do mercado financeiro que esperam um crescimento mais robusto da economia brasileira neste ano. Se isso ocorrer, mantidas as expectativas atuais de uma inflação sob controle, isso será positivo para a bolsa.

Indicadores

Brasil

Pesquisa Mensal de Serviços (Jan)
Esperado: ND
Anterior: + 0,3%

Pesquisa Mensal de Serviços (12m)
Esperado: ND
Anterior: – 2,0%

Caged (Jan)
Esperado: + 90 mil
Anterior – 430,16 mil

Estados Unidos

Sem indicadores relevantes