Pré-mercado: uma semana de indicadores de emprego

4 de março de 2024

Bom dia. Estamos na segunda-feira, 4 de março.

Cenários

A primeira semana do mês será marcada por vários indicadores de emprego nos Estados Unidos, que serão essenciais para os agentes de mercado poderem tentar antecipar os próximos movimentos do Federal Reserve (FED), o banco central americano.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Na quarta-feira (6) será divulgado o relatório da ADP, empresa de processamento de dados que elabora as folhas de pagamento de milhões de companhias americanas de todos os setores. A mediana das expectativas é de que tenha havido a abertura de 145 mil vagas, ante as 107 mil criadas em janeiro.

Na quinta-feira (7) é a vez do número de pedidos iniciais de seguro desemprego, que é divulgado semanalmente, e que considera a semana até o sábado (2), servindo como indicador do fim de fevereiro. A expectativa é de uma leve desaceleração nos pedidos para 212 mil, ante os 215 mil da semana passada.

Finalmente, na sexta-feira (8) saem os indicadores mais importantes. Serão divulgados o número de empregos não-agrícolas (“non-farm payroll”), a variação do ganho médio por hora trabalhada e o índice de desemprego, que são os indicadores mais importantes do mercado de trabalho americano.

A expectativa é da criação de 190 mil vagas no mês passado. Em janeiro o resultado preliminar foi a abertura de 352 mil vagas, muito acima do esperado, e que disparou uma onda de revisões das projeções para os juros.

Perspectivas

Todos esses indicadores de emprego vão mostrar quão aquecido está o mercado de trabalho americano. Esses indicadores só perdem em importância na formulação da política monetária para as taxas de inflação propriamente ditas. Os diretores do FED vêm enfatizando que as decisões sobre os juros vão depender dos indicadores, daí a importância dos números.

Indicadores

Brasil

Inflação Fipe (Fev)
Observado: 0,46%
Anterior: 0,46%

Estados Unidos

Discurso de Patrick Harker, presidente do FED da Filadélfia