Ações da Tesla têm o pior desempenho entre as gigantes em 2024; Por quê?

4 de abril de 2024
Tyrone Siu/Reuters

A baixa demanda por veículos elétricos impacta na empresa bilionária

A Tesla, gigante de veículos elétricos liderada pelo bilionário Elon Musk, está sendo deixada de fora do bom momento do mercado de ações visto desde o início de 2024. A movimentação acontece à medida que a montadora, cujo balanço patrimonial já a tornou uma favorita de Wall Street, enfrenta pressões crescentes.

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As ações da Tesla caíram 29% este ano, tornando-a a pior empresa incluída no S&P 500, com um retorno três pontos percentuais menor que o próximo maior perdedor, a fabricante de aviões comerciais em dificuldades Boeing, de acordo com dados da FactSet.

O declínio da Tesla, que coincidiu com o melhor primeiro trimestre do S&P em cinco anos, ocorreu à medida que investidores e analistas reajustaram as expectativas de crescimento para a empresa.

O relatório de resultados da empresa em janeiro revelou uma queda impressionante de 40% nos lucros trimestrais em relação ao ano anterior e um crescimento de receita abaixo do esperado de 3%, revelando dores de crescimento brutais para uma empresa há muito admirada por sua capacidade de expandir seus negócios mantendo margens de lucro robustas.

E os analistas esperam que os resultados de ganhos do primeiro trimestre da Tesla, previstos para o próximo mês, revelem ainda mais motivos de preocupação: as previsões médias de 457 milhões de entregas de veículos no primeiro trimestre, 8% acima do primeiro trimestre de 2023, marcaria o menor crescimento ano a ano desde pelo menos 2019 e as estimativas de ganhos por ação de US$ 0,60 (R$ 3,00) tornariam este o trimestre menos lucrativo da Tesla desde o segundo trimestre de 2022.

O estagnado desempenho financeiro da montadora pode ser atribuído a vários fatores, incluindo pagamentos de juros mais altos e enfraquecimento da demanda por veículos elétricos nos EUA e na Europa, mas talvez nenhum seja mais importante do que a desaceleração projetada na China, que representa cerca de um quinto da receita da Tesla.

A demanda “muito fraca” na China, juntamente com o crescimento “lento” e margens “baixas”, tornam este um “trimestre de pesadelo para a Tesla”, escreveu o analista da Wedbush e otimista de longa data da Tesla, Dan Ives, aos clientes esta semana.

“O movimento das ações da Tesla é amplamente justificado pela queda nas expectativas fundamentais, ao invés de ser mais impulsionado por narrativas”, observou o analista da Bernstein, Toni Sacconaghi.

Sacconaghi, um dos analistas mais pessimistas que cobrem a Tesla, observou que a avaliação da Tesla “continua alta em quase todos os aspectos” em comparação com outras empresas automobilísticas e até “parece cara” em comparação com outras empresas de tecnologia, que normalmente têm avaliações mais altas.

O índice de avaliação de preço para lucros futuros da Tesla de 56,4 é cerca de 10 vezes maior do que o índice P/L da General Motors e muito maior do que o índice P/L de 35 da queridinha da inteligência artificial, Nvidia, de acordo com dados da FactSet.

Nesse meio tempo, o bilionário à frente da companhia também sofreu. Sua fortuna recuou em US$ 55,1 bilhões (R$ 277,2 bilhões) desde o fim de 2023, de acordo com as estimativas da Forbes. A movimentação fez com que Musk caísse da pessoa mais rica do mundo para o terceiro homem mais rico, atrás do magnata francês do luxo Bernard Arnault e do fundador da Amazon, Jeff Bezos.

Cenário

A demanda morna por veículos elétricos globalmente está ligada a consumidores conscientes dos custos, à medida que as condições econômicas globais se tornam mais apertadas.

Os veículos elétricos continuam, em média, mais caros do que seus equivalentes a gasolina, piorado por uma queda nos subsídios do governo que incentivam os motoristas a trocar de veículo e taxas de juros mais altas para financiamento de carros.

Musk, que possui cerca de 13% das ações em circulação da Tesla, tem a maioria de sua fortuna vinculada à empresa de veículos elétricos. A queda em sua fortuna segue o declínio no preço das ações da Tesla e a invalidação em janeiro de seu pacote de remuneração proposto recorde de US$ 51 bilhões (R$ 256,5 bilhões) de sua empresa automobilística.

As ações da Tesla são incrivelmente voláteis para uma empresa de seu tamanho, com seu preço das ações flutuando mais de 25% em cinco dos últimos oito trimestres.

A capitalização de mercado da Tesla atingiu mais de US$ 1 trilhão (R$ 5 trilhões) no final de 2021 e início de 2022, antes que suas ações caíssem até 75% devido às condições de mercado deterioradas e à inquietação dos investidores ligada à controvertida aquisição do Musk da empresa de mídia social agora conhecida como X.

Foi um começo muito mais frio para muitas outras empresas de veículos elétricos em 2024, já que as ações do concorrente americano Rivian e do rival chinês NIO caíram cerca de 50% no ano até agora, enquanto a empresa americana Fisker flerta com a falência menos de três anos depois de conseguir uma avaliação de US$ 8 bilhões (R$ 40,2 bilhões).