Ibovespa avança 1,2% com dados de inflação e alta da Vale e Petrobras

26 de abril de 2024

O Ibovespa iniciou os negócios desta sexta-feira (26) em alta, impulsionado pela divulgação de dados de inflação no Brasil e nos Estados Unidos, além da valorização das ações da Vale e da Petrobras.

  • Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Às 10h30, o Ibovespa registrava um aumento de 0,70%, alcançando 125.588,71 pontos. As ações preferenciais da Petrobras apresentavam um ganho de 1,99%, enquanto as ações da Vale avançavam 0,42%.

No cenário interno, o IPCA-15, considerado uma prévia da inflação oficial, subiu 0,21% em abril, abaixo das expectativas dos economistas, que estimavam um aumento de 0,29%. Além disso, a confiança da indústria brasileira melhorou em abril, com o Índice de Confiança da Indústria (ICI) subindo 0,3 ponto em relação ao mês anterior, para 96,8, de acordo com a FGV.

Os investidores também estão atentos às declarações do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que afirmou ser improvável que o PIB do Brasil cresça menos de 2% em 2024, considerando os dados do ano passado e do primeiro trimestre deste ano. Essa avaliação representa uma melhora em relação às previsões anteriores do BC.

Nos Estados Unidos, a inflação aumentou moderadamente em março, mas isso não deve alterar as expectativas de que o Federal Reserve adiará o corte na taxa de juros até setembro. O índice PCE de preços subiu 0,3% no mês passado, com a inflação aumentando 2,7% nos 12 meses até março.

Enquanto isso, o dólar abriu em leve queda frente ao real, cotado a R$ 5,13 na venda, após ter fechado o dia anterior a R$ 5,16 na venda, registrando uma alta de 0,31%.

(Com Reuters)