Pré-mercado: à espera dos indicadores de emprego

2 de abril de 2024

Estamos na terça-feira, 4 de abril.

Cenários

Os indicadores de atividade econômica nos Estados Unidos divulgados na segunda-feira (01) surpreenderam positivamente. O índice PMI de atividade industrial registrou subiu de 47,8 em fevereiro para 50,3 em março, acima da mediana das expectativas dos investidores, que era de 48,5. Esse índice, um número puro, oscila entre zero e 100. Observações acima de 50,0 indicam expansão da atividade. E foi a primeira vez que o indicador ficou nesse território desde setembro de 2022.

Siga o canal da Forbes e de Forbes Money no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Perspectivas

A divulgação do PMI provocou uma forte alta nos juros americanos e derrubou as ações ao redor do mundo. Também movimentou as taxas de câmbio, fazendo o dólar se apreciar na comparação com as demais moedas (Brasil incluído). O motivo para isso é simples. Desde o início do ano, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (FED), o banco central americano, vem alertando que a política monetária nos EUA será “dependente de dados”. Ou seja, o FED não tem maneiras de prever o comportamento da inflação e a trajetória dos juros sem observar os números da atividade econômica.

Indicadores

  • Brasil

Sem indicadores relevantes

  • Estados Unidos

Relatório de emprego JOLTs (Fev)
Esperado: 8,760 milhões
Anterior: 8,863 milhões