Pedrinho, como é carinhosamente chamado pela torcida cruzeirense, desembolsou R$ 600 milhões para adquirir 90% das ações do clube, sendo que 10% pertence à associação do Cruzeiro. Desse montante, R$ 100 milhões já haviam sido investidos em 2023, R$ 150 milhões serão pagos neste ano e outros R$ 350 milhões devem ser quitados ao longo de dez anos.
Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida
Quem é Pedro Lourenço?
Nascido em Paineiras, cidade localizada a 250 quilômetros de distância de Belo Horizonte, Pedrinho teve pais lavradores e estudou até o 8º ano do ensino fundamental. Com 18 anos, ele decidiu ir para a capital trabalhar, onde conseguiu seu primeiro emprego em um supermercado.
Com algumas economias no banco, Pedro decidiu abrir seu próprio negócio e fundou, em 1996, a mercearia BH, que hoje se tornou a rede de supermercados BH, com mais de 300 unidades abertas.
Leia também:
- Ronaldo amplia portfólio de atletas agenciados com Rodrygo Goes
- Quais são os times de futebol mais valiosos do Brasil?
Para conquistar esse sucesso, o empresário precisou vender, em 2004, 40% de sua operação para arrecadar dinheiro e continuar comprando unidades de supermercados que não tinham sucesso, fazendo o seu negócio crescer cada vez mais. Sua estratégia foi focar na periferia de Belo Horizonte e em cidades pequenas da região, que eram carentes de supermercados.
Pedrinho é fanático pelo Cruzeiro desde pequeno e já chegou a pagar os salários atrasados dos jogadores antes mesmo de comprar o time. Agora, ele afirma que vai mexer pouco no time deixado por Ronaldo.
“Podem ter certeza do carinho que tenho pela torcida e pelo amor ao Cruzeiro. Eu sou Cruzeiro. Não estou comprando um negócio. É uma paixão. Vamos tratar disso com paixão e razão. Sempre voltado para o lado da torcida. Vamos dar uma sacudida nesse Cruzeiro, que precisa”, disse o empresário em entrevista para a rádio Itatiaia.
O que a aquisição significa para a supermercados BH?
A mudança movimentou as redes sociais nas últimas 24 horas e diversas questões foram levantadas, como o futuro da rede de supermercados de Pedrinho, a BH. Na visão dos especialistas, a mudança será positiva para todos os sentidos.
Leia também:
“As brincadeiras de internet existem e deixam o futebol alegre, mas é preciso ter respeito e limite. Tenho certeza que, no fundo, as pessoas sabem o quanto é benéfico para as instituições ter empresários mineiros, especializados em gestão, com sucesso no que fazem e se tornando donos dos times que torcem”, complementa.
Para Thiago Freitas, COO da Roc Nation Sports no Brasil, a compra do Cruzeiro pode trazer valorização mútua para seu negócio de supermercado e para as ações do clube. “Pedro tem uma das maiores redes de supermercados do país, que está presente em territórios preenchidos por torcedores do Cruzeiro, o que pode ser muito positivo”, conta o COO. “Essa operação é ímpar, porque sinaliza benefícios evidentes para quem vendeu e comprou as ações, mas também para os torcedores do clube”, pondera Thiago.