Para Milena Penteado Ometto, diretora das marcas Alexandre Birman e Schutz, “sucesso é ter paz de espírito”

23 de abril de 2021
Divulgação

Milena Penteado Ometto, responsável pelos international brands Schutz e Alexandre Birman bolsas, sapatos e acessórios – parte do conglomerado de moda Arezzo & Co

“Costumo dizer para as pessoas do meu time: ‘Aproveitem todas as oportunidades’’’, informa Milena Penteado Ometto, executiva de sucesso, responsável pelos international brands Schutz e Alexandre Birman bolsas, sapatos e acessórios – parte do conglomerado de moda Arezzo & Co. “Minha autonomia é em produto, marketing, merchandising e comercial”, enumera, lembrando também a criação de muito conteúdo para os consumidores. Sem falar que ela se divide entre as estratégias das marcas nos mercados brasileiro e americano.

Enquanto a Schutz tem uma presença comercial mais pulverizada em lojas próprias, multimarcas e e-commerce, a Alexandre Birman se posiciona na exclusividade do mercado de luxo, sendo líder no Brasil em seu segmento. “Nosso preço é super competitivo”, destaca a executiva. Milena também está animada com a recuperação da economia global pós-pandemia. “Provavelmente o que vai acontecer no mercado americano é um boom semelhante ao do pós-Segunda Guerra Mundial, resultado de uma grande demanda reprimida. Será nossa maior oportunidade de negócios nos Estados Unidos até agora”, diz com otimismo, já traçando os próximos passos internacionais das marcas.

Milena construiu uma trajetória de sucesso nos negócios de moda em pouco mais de uma década. Começou aos 18 anos, na butique Daslu, levada pela irmã, a estilista e empresária Mariana Penteado, que já trabalhava nos domínios de Eliana Tranchesi. Ela se diverte contando suas aventuras como vendedora assistente – de Natal e de biquínis – nos departamentos Basic e Habillé e, finalmente, na produção e styling dos editoriais de moda na revista da casa. “Era o máximo trabalhar na Daslu. A gente encontrava as amigas, se divertia e aprendia muito. Quando a gente dizia ‘não sei fazer isso’, a Eliana dizia, ‘então aprende’.” Milena tratou de aprender.

Assim, entre uma venda e uma nova edição da revista, Milena se formou em Publicidade e Marketing – pela FAAP. Na sequência, desligou-se da butique e voou para Nova York, para fazer pós-graduação em Marketing de Entretenimento, na NYU, em 2006. “Foram dois anos e eu não queria voltar mais”, lembra. Não voltou, engatou estágio em um escritório de representação de marcas americanas de moda.

Conversa vai, conversa vem, foi convencida pelo dono da empresa a utilizar seus contatos no Brasil para incluir marcas brasileiras de moda no portfólio de representações. A iniciativa deu tão certo que Milena acabou criando uma empresa própria de representação, a Network, em sociedade com o amigo Daniel Urzedo.

Então foi procurada pelo empresário Alexandre Birman. “Ele entrou em contato com a gente e contou do sonho que tinha em ter uma marca que levasse o seu nome e fosse internacional. Em 2008 fizemos o primeiro evento para a Alexandre Birman na Bergdorf Goodman (a grande loja de departamentos nova-iorquina), com quem temos uma parceria até hoje. Pouco tempo depois, vendi minha parte na sociedade e comecei a trabalhar na Arezzo & Co”, resume Milena. Por isso, costuma dizer que fez “faculdade com Eliana Tranchesi e MBA com Alexandre Birman”.

No meio disso tudo, encontrou tempo para casar, ter dois filhos – Juliana e André – fazer terapia, entregar resultados e estabelecer novas metas de trabalho. No ano passado, por exemplo, assumiu também a marca Schutz.
“Gosto de colocar minhas ideias em prática e ver que elas deram resultados, porque sei que minhas decisões impactam a vida de muita gente. Tudo isso é muito bom”, conclui.

A seguir Milena Penteado Ometto, #MulherdeSucessoResponde:

Donata Meirelles: Com qual mulher de sucesso da História você mais se identifica?

Milena Penteado Ometto: Michelle Obama, sob vários aspectos. Ela é inteligente, elegante, assume posições e nunca viveu na sombra do marido. Por isso exerceu com tanta excelência o papel de primeira dama. Michelle Obama é simplesmente o máximo.

DM: Qual a sua maior conquista profissional e pessoal?

MP: Profissional, sem dúvida, é ter trabalhado com pessoas emblemáticas do mundo da moda. Digo que fiz a faculdade com a Eliana Tranchesi e o MBA com o Alexandre Birman. Acredito que foi uma questão de sorte, mas eu soube abraçar inteiramente, sempre aceitando novos desafios. Costumo dizer para as pessoas do meu time: “Aproveitem todas as oportunidades!”. A conquista pessoal são os meus dois filhos, muito fofos, que eu amo muito. E meu marido, que é um super parceiro.

DM: Não confunda sucesso com…

MP: Poder, porque ele sobe à cabeça. O sucesso atrai tanto coisas boas quanto ruins. É preciso estar atenta. Sucesso, para mim, é ter paz de espírito.

DM: Que qualidades você mais admira em uma pessoa?

MP: Honestidade. Ser fiel a seus valores, não deixar se corromper, não passar por cima de ninguém. Uma pessoa honesta é uma pessoa querida.

DM: Qual o seu maior luxo não material?

MP: Tempo. Óbvio que eu queria que meu dia tivesse 36 horas. É preciso ter muita organização, saber administrar o tempo porque a vida, às vezes, vira gincana.

DM: Se você pudesse ser um animal, qual seria? Por quê?

MP: Adoro as felinas. São lindas e sempre líderes. Eu seria uma leoa. Aliás, eu sou leonina.

DM: Qual a sua filosofia de vida?

MP: Manter bons relacionamentos, que são a base da vida. Uma pessoa bem relacionada se desenvolve melhor, tem mais e melhores oportunidades. E todos nós temos que saber ouvir e ajudar o outro. É sempre bom lembrar que ninguém faz nada sozinho.

Com Mario Mendes

Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.

Os artigos assinados são de responsabilidade exclusiva dos autores e não refletem, necessariamente, a opinião de Forbes Brasil e de seus editores.