Rumsey, atualmente presidente e COO da fabricante com sede em Columbus, cidade americana no estado da Indiana, começa seu novo emprego como CEO em 1º de agosto. Ela será a primeira mulher a liderar a Cummins desde sua fundação, em 1919, e apenas a sétima CEO em mais de um século de empresa. Linebarger, que lidera a companhia desde 2012, se tornará presidente executivo e também permanecerá como presidente do conselho.
Durante sua década dirigindo a Cummins e mesmo antes disso, Linebarger começou a olhar além do negócio principal de diesel da empresa. Entre outras coisas, ele criou a divisão New Power, focada na comercialização de baterias, sistemas híbridos e células de combustível de hidrogênio para caminhões, trens e outros veículos pesados. Rumsey, 48 anos, trabalhou com ele e pretende continuar a mudança para produtos que geram menos emissões.
“Essa transição não será fácil. Ainda há um avanço significativo em algumas dessas tecnologias necessárias para serem viáveis para nossas aplicações”, disse Rumsey à Forbes. Para sistemas de bateria e hidrogênio em particular, “deve haver uma construção significativa de infraestrutura”, disse ela.
Ao assumir essa nova função, Rumsey se junta a Mary Barra, da General Motors, como uma das poucas mulheres líderes de indústrias globais. E, como Barra, que está fazendo a GM se tornar uma líder de vendas de veículos de passageiros com emissão zero, ela quer posicionar a Cummins para ver o tipo de domínio alcançado no diesel em sistemas elétricos e de hidrogênio.
A empresa vende cerca de um milhão de motores anualmente, principalmente a diesel, que movimentam caminhões, barcos, trens, equipamentos de mineração, veículos militares e geradores. A Cummins teve lucro líquido de US$ 2,1 bilhões (R$ 11,27 bilhões) no ano passado, com vendas de US$ 24 bilhões (R$ 128,8 bilhões). Desse total, a unidade New Power contribuiu com apenas US$ 108 milhões (R$ 579,6 milhões) de receita em 2021. A empresa deve divulgar os resultados do segundo trimestre e do primeiro semestre em 2 de agosto.
A Cummins também está concluindo a aquisição da fabricante de componentes automotivos Meritor por US$ 3,7 bilhões (R$ 19,8 bilhões). A compra foi anunciada no início deste ano e pode haver mais negócios por vir, disse Rumsey, sem identificar alvos potenciais.
Linebarger, de 59 anos, disse que Rumsey é adequada para conduzir os negócios da companhia e que foi fundamental para gerenciar as operações globais da Cummins como COO, principalmente no ano passado, quando os problemas da cadeia de suprimentos e os preços mais altos das commodities se tornaram grandes dores de cabeça para a empresa.
“Jen é um talento único e a líder certa para a Cummins”, disse Linebarger em um webcast. “Ela tem sido minha parceira no desenvolvimento da estratégia Destination Zero, que define como a descarbonização do nosso setor será uma oportunidade de crescimento significativa para a Cummins.”
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