Talvez por isso, há 25 anos, quando resolveu empreender na tentativa de obter controle sobre a própria carga de trabalho, o resultado ganhou a forma de uma das maiores empresas de comunicação de moda do país: a MKTMix. Fundada em 1997 ao lado de Balia Lebeis, e desenvolvida depois ao lado de Roberto Ethel, a trajetória da MKT (como foi apelidada carinhosamente) se confunde com a história da moda brasileira no século 20, acompanhando o nascimento e crescimento de diversas marcas e criadores.
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Celebrando a data, a agência aposta agora em uma plataforma de entretenimento no metaverso, batizada de “Pavileon”. Criado em parceria com a I. Produce, empresa comandada por Maurício Borges, o ambiente digital oferece um showroom de todas as marcas da MKTMix (incluindo ainda a possibilidade de se pegar looks emprestados, como ocorre no acervo real, no plano físico).
Segundo Tânia, conquistas como essa são resultado do trabalho em equipe. “Nunca tivemos medo nem acreditamos que faríamos isso sozinhos. Sempre acreditamos que as pessoas podem agregar e trazer um novo olhar para a gente”, completa.
A seguir, Tânia e Flavia respondem ao questionário de “A Mulher de Sucesso”
T: Acreditar que tudo é possível, se feito de forma legal e honesta.
F: O segredo do sucesso é se cercar de pessoas que te motivam e têm uma troca contínua. É ser saudável no pessoal e profissional.
Qual pessoa, para você, traduz a ideia de sucesso atualmente? Por quê?
T: Michelle Obama. Ela resume tudo o que eu acredito que é sucesso.
F: Rita Lee, uma mulher fortíssima e sempre à frente do seu tempo. Ela escolheu várias bandeiras e é talentosíssima.
T: A mulher é muito resiliente; sabe ser persistente para chegar onde quer.
F: Mulheres que entenderam que juntas somos mais fortes. As mulheres de sucesso de hoje puxam umas às outras para cima.
Qual o melhor conselho, pessoal ou profissional, que você já ouviu na sua vida?
F: “O tamanho do problema é o tamanho que a gente dá para ele.” E “dorme e acorda” [risos], porque, nesse imediatismo, a gente acha que tudo é para agora, mas temos que ter tempo para digerir. São coisas que escutei no começo da carreira e uso até hoje.
Uma coisa que você mudaria sobre a sua profissão?
T: Olhando um pouco da minha história, eu mudaria, lá no começo, a minha maneira de gerir. Talvez teria sido mais fácil se eu tivesse evoluído como líder com o aprendizado que eu tenho hoje.
Qual foi o maior desafio da sua carreira profissional?
T: Montar a MKTMix, tornar-se empreendedora.
F: O desafio de gerir a MKT na pandemia e tomar decisões que impactaram diretamente na vida das pessoas.
T: Se reconhece um profissional nos momentos de pressão, então a primeira coisa é parar e respirar. O maior acerto é assumir que deu errado e ter calma para tentar achar soluções, contando com várias cabeças pensantes.
F: Nosso mercado não é uma ciência exata. É o esforço que vai te deixar proficiente e garantir aprendizados. É preciso conversar e entender os erros.
Do que você abriu mão na vida pessoal, em nome do nome do sucesso profissional?
F: Eu cheguei a trabalhar 16, 18 horas por dia, então abri mão da saúde, mesmo. Perdi vários aniversários de família e fiquei muito doente.
Do que você jamais abrirá mão em nome do sucesso?
T: Uma coisa eu fiz direito: nunca abri mão dos momentos com a minha família, sempre tive o equilíbrio. Ia buscar minhas filhas na escola e almoçava com elas. Nunca abri mão do que é, de fato, o mais importante para mim: a convivência com a minha família.
Com Sofia Mendes
Donata Meirelles é consultora de estilo e atua há 30 anos no mundo da moda e do lifestyle.
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