Ingrid Barth é a primeira mulher a assumir o cargo de presidente da Associação Brasileira de Startups, a Abstartups. A cofundadora e COO do banco digital Linker foi anunciada hoje (18), durante o evento CASE (Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo) 2022. “Estou aqui porque outras vieram antes de mim pavimentando esse caminho. E espero ser a primeira de muitas”, diz.
Ingrid assume em janeiro de 2023, substituindo Felipe Matos, que passa a atuar como vice-presidente da associação.
Leia também: “Fui a primeira mulher negra a ser economista-chefe no Brasil”
Atual vp da Abstartups, ela começou a carreira no mercado financeiro, ficou 14 anos em bancos de investimento e acumula passagens por grandes empresas como Santander e JP Morgan, com experiência em vendas, operações de crédito, gestão de tesouraria e negociações contratuais.
Em 2018, se voltou para o universo das fintechs e fundou a Linker, banco digital com foco em pequenas e médias empresas. No ano passado, a fintech foi comprada pela empresa de software Omie por R$ 120 milhões.
Ingrid também é membro do conselho deliberativo do Open Banking do Banco Central do Brasil e já atuou na Associação Brasileira de Fintechs e no Comitê de Jovens Empreendedores na FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).