Empreendeu também ao implementar a operação do TikTok for Business na América Latina, plataforma que centraliza todo o marketing feito na rede social, e foi responsável por um aumento de 151% no número de anunciantes entre 2021 e 2022. “A plataforma cresceu muito e as marcas começaram a perceber o quanto o TikTok está pautando a cultura, com as trends nascendo na plataforma e ecoando para o mundo físico.”
Eles ganharam o Caboré, que ela define como o “Oscar da publicidade”, no primeiro ano da empresa do Brasil. E, em 2022, ela ganhou como profissional de veículo.
A executiva chegou no Tiktok, que hoje tem mais de um bilhão de usuários, em dezembro de 2020, em plena pandemia, com a missão de montar a equipe e estruturar o negócio para o mercado brasileiro – tudo de forma remota. “Contratar todo mundo e fazer um lançamento através de uma tela foi difícil, mas eu me cerquei de pessoas que tinham perfil empreendedor e o mercado abraçou a gente.”
Em julho de 2021, assumiu a América Latina e replicou o que fez no Brasil em outros mercados latinoamericanos. “Tem sido um desafio constante sair da minha zona de conforto do Brasil para abrir a operação no México, depois Miami. São línguas diferentes, culturas diferentes”, diz a executiva, que acrescentou aulas de espanhol diárias à sua rotina.
Hoje, Gabriela é responsável pela área que engloba Brasil, México, Argentina, Chile, Peru, Colômbia, Equador, Uruguai e Miami. “Tudo o que eu aprendi me trouxe para cá, para conseguir me conectar e construir business em mercados tão diferentes.”
Cada empresa um ciclo
Gabriela passou por algumas empresas, mas não deixou ciclos abertos em nenhuma delas. “Eu não acho que o pinga-pinga faz sentido, a gente tem que se comprometer com algo e entregar”, diz. Antes de ir para o TikTok, ficou dois anos no site de entretenimento Fulano, seu primeiro emprego, cinco na Ambev, nove na Microsoft, dois no Twitter e quatro na Meta. “Eu nunca saí antes de cumprir um ciclo, porque se você sai antes, você não agregou nem para você, nem para o negócio.”
Hoje, ela carrega os aprendizados que levou de cada uma das empresas. O foco e a disciplina da Ambev, onde aos 21 anos cuidava de faturamentos gigantes, o equilíbrio entre negócio e pessoas na área digital da Microsoft. Como diretora no Twitter, conheceu novos modelos de liderança ao reportar para uma chefe americana baseada em Singapura, e na Meta foi responsável por montar um time do zero, o que também fez no TikTok. “Cada empresa traz uma cultura diferente, pessoas e realidades diferentes, e isso como pessoa e profissional é puro aprendizado.”
Isso ou aquilo? Os dois
A atitude de Gabriela em relação à carreira é também o que a ajuda a equilibrar o mundo corporativo com a maternidade. “Em muitos momentos da minha vida eu fui com medo, mas eu fui. O medo só não pode paralisar.”
No seu aniversário de 43 anos, a filha mais nova escreveu que a mãe é a mulher que ela conhece que mais trabalha, e que ainda assim consegue tempo para assistir desenho, ajudar a estudar e viajar com a família. “Para mim nunca foi ‘isso ou aquilo’, sempre foi os dois.”
Para equilibrar, ela explica, é preciso uma rede de apoio poderosa. “Estar cercado de pessoas que vão te ajudar e encorajar quando você não tem 100% de certeza é fundamental”, diz. E trabalhar muito, claro. “O segredo é trabalhar, por a mão na massa.”
Dois aprendizados que leva da Ambev, disciplina e organização, hoje são fundamentais na sua rotina. “Tudo mudou no dia em que eu percebi que para todas as coisas relevantes a gente vai achar tempo”, afirma. Seu dia começa às 6 horas da manhã, na academia ou no transport de pijama na sala. Logo depois, faz uma hora de aula de espanhol e começa seu dia de trabalho. “Nada vem sem esforço. Eu não vou subir no palco de um evento no México e falar portunhol.”
Turning point da carreira
“A minha vinda para o TikTok com certeza foi um turning point da minha carreira profissional e de quem eu sou como pessoa. Por tudo o que isso me trouxe de aprendizado e construção, é com certeza o maior aprendizado da minha vida profissional e pessoal. conseguir a gestão de tudo isso e toda transformação que isso está causando em negócios, pessoas, em mim, na minha família, acho que tem sido a grande virada.”
Quem me ajudou
“Meu pai, minha mãe e meu marido com certeza foram pessoas fundamentais. A minha primeira chefe no Fulano, Ana Moisés, que é minha mentora até hoje. Muitas mulheres me ajudaram nessa jornada, duas estão aqui comigo, que têm sido muito fundamentais aqui no TikTok e em outros momentos. A gente não faz absolutamente nada sozinho e eu tive a sorte de ao longo de cada etapa conhecer pessoas que foram fundamentais no meu aprendizado, no meu crescimento e na minha transformação, e muitas delas estão comigo até hoje.”
O que ainda quero fazer
“Muita coisa. Espero ver minhas filhas crescerem, bem e felizes, é o meu desejo número um com certeza. E dois, continuar impactando pessoas e negócios cada vez mais, ajudando eles a se transformarem, acharem seus propósitos. Quero continuar sendo um agente de transformação na sociedade. Eu tenho a oportunidade de ser uma mulher à frente de um negócio e ajudar mais mulheres a também estarem nessa posição. A gente ainda tem muito a fazer, ainda não estamos no mesmo patamar dos homens, então eu pretendo ser cada vez mais uma mulher vocal no ambiente profissional para que a gente tenha as mesmas oportunidades e condições que os homens.
Causas que abraço
Minha formação
Administração de empresas na FAAP e MBA em gestão de vendas e marketing pela ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing)
Quinzenalmente a Forbes publica a coluna Minha Jornada retratando histórias de mulheres que trilharam vidas e carreiras de sucesso.