Os homens podem superar significativamente as mulheres em cada nível de liderança, mas há mulheres que conseguiram superar o “degrau quebrado” e subir na escada corporativa – mesmo como mães trabalhadoras. O que é bastante impressionante, já que 90% das mães e pais que trabalham estão estressados em seus empregos, e 61% descrevem seu estresse como muito pesado.
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Susan Thomas
Forbes: Que desafios você enfrentou ao considerar sua promoção a diretora sênior?
Susan Thomas: Depois de ocupar cargos de nível executivo nos setores público, sem fins lucrativos e privado, abri minha empresa de consultoria. Quando fui contratada para a função que ocupo hoje, a princípio disse: ‘não, obrigada’. Tive medo de que a flexibilidade que construí para a minha família e para mim desaparecesse. Mas então me lembrei de algo que sempre me serviu bem na carreira: pelo menos ouça. Depois de saber que iria liderar uma equipe bem estabelecida, percebi que esse era o equilíbrio entre negócios, missão e parceria de equipe que eu estava procurando. Embora tenha me sentido nervosa ao aceitar, não há um dia em que me pergunte se tomei a decisão certa.
F: Como sua promoção afetou sua relação com a maternidade?
F: Do que você abriu mão para crescer e se desenvolver na carreira?
ST: Abri mão de dizer ‘sim’. Percebi que para o que e quem você diz ‘não’ realmente faz a diferença. Às vezes, fico com FOMO [fear of missing out, sentimento de estar perdendo algo], me sinto excluída e percebo que parte disso está em mim. Às vezes, posso não estar lá fisicamente se estiver viajando, mas eles sabem que estou torcendo por eles. Encontraremos maneiras de comemorar quando eu voltar. Eu realmente acredito que meus filhos aprenderam alguma independência; eles entendem que estou sempre ao lado deles e os priorizo quando é mais importante.
F: Que conselho você daria para outras mulheres que desejam conciliar carreira e maternidade e subir na escada corporativa?
Janelle Griffith
Forbes: Que desafios você enfrentou ao considerar sua promoção a vice-presidente sênior?
Janelle Griffith: Minha posição atual veio por meio de uma mudança inesperada que me obrigou a dar um passo para trás e primeiro entender como eu queria decidir antes de pensar qual decisão deveria tomar. O como foi crucial porque tenho interesses conflitantes que serviram de justificativa para seguir um caminho ou outro. Por fim, decidi que assumir essa função deveria estar alinhado com minha lista atual de prioridades e metas futuras. Minha prioridade número um é minha família, então qualquer posição que tire minha capacidade de estar com eles não vale a pena. Eu precisava ser honesta comigo mesma antes de poder ser transparente com a liderança.
F: Como sua promoção afetou sua relação com a maternidade?
F: Do que você abriu mão para subir na carreira?
JG: Demorei a perseguir certos objetivos pessoais porque precisava garantir que estava sendo boa em todos os meus empreendimentos. Eu sabia que chegaria a hora de buscar meus objetivos pessoais, e ela chegou. Para mim, a chave sempre foi a perspectiva. Percebi que nem tudo está perdido e as coisas sempre voltam. Em vez de focar no que sacrifiquei e deixei para trás, tento focar no que conquistei. Preciso manter meus olhos treinados na direção de onde estou indo, e é para frente.
F: O que você aprendeu?
F: Que conselho você daria para outras mulheres que desejam subir na escada corporativa?
JG: Não se prenda aos padrões convencionais de “chegar lá”. Isso é determinado pela sua definição única de sucesso, e está tudo bem que essa definição mude com o tempo e a experiência. Nem todos seremos a Oprah Winfrey; desde que entendamos que ‘chegamos lá’ quando olhamos ao redor e estamos satisfeitas com o que construímos de acordo com nossa definição singular de sucesso. Proteja seu tempo o máximo possível. O tempo é um recurso finito e temos que estar cientes disso.
Encontre seus aliados o mais rápido possível. Lembro de ter lido um artigo sobre o poder da realização coletiva, que dizia que boas parcerias ampliam o que fazemos de forma independente. Isso ressoou comigo em todos os níveis. É especialmente comovente ao lidar com as disparidades salariais e de contratação no ambiente corporativo. Ainda busco a excelência, mas me livrar do fardo do perfeccionismo e da necessidade de ser tudo para todos me tornou mais feliz e saudável. Precisamos dar a nós mesmas o mesmo apoio que damos aos outros.
Stephanie Shore
Forbes: Que desafios você enfrentou ao considerar sua promoção a diretora de marketing?
Stephanie Shore: Anos atrás, fiz um movimento de carreira lateral na expectativa de me tornar mãe. Eu fui muito determinada ao tomar essa decisão. No entanto, meu empregador tinha outras ideias. Menos de seis meses depois, eles me ofereceram uma promoção. Eu inicialmente recusei. Mais tarde naquele dia, conversei com uma mentora, uma mulher C-Level que teve MUITO sucesso em áreas dominadas por homens. Ela me perguntou por que eu disse não. Eu disse a ela que estava com medo de falhar, então saí da corrida. Ela casualmente sugeriu que um homem teria tentado em vez de decidir seu destino antecipadamente. Liguei imediatamente para o CEO e disse que havia mudado de ideia. Esse único movimento mudou minha trajetória de carreira quase da noite para o dia. Subi rapidamente na organização, recebendo quatro promoções em três anos e, por fim, cheguei ao C-Level da empresa.
F: Como sua promoção afetou sua relação com a maternidade?
F: Do que você abriu mão pela sua carreira?
SS: Gostaria de alertar as mulheres sobre o trabalho ser seu relacionamento mais importante, já que o inevitável rompimento dessa relação será mais doloroso do que precisa ser. Você pode amar seu trabalho sem viver apenas para ele.
F: O que você aprendeu?
F: Que conselho você daria para outras mulheres que desejam subir na escada corporativa?
SS: Reúna seu board pessoal que pode te aconselhar sobre tópicos específicos conforme você avança. Ao longo da minha carreira, tive pessoas que me aconselharam sobre tudo, desde a expansão global da marca até a abertura de capital de uma empresa. Quando você avançar e encontrar um lugar na mesa, certifique-se de pegar um lugar extra para alguém que esteja pronto para subir. E quando você vir uma oportunidade de orientar alguém e fazer a diferença na carreira dela, aproveite.