Dicas para ter uma carreira internacional como Anitta

10 de fevereiro de 2023

Anitta vestiu Schiaparelli no MTV Video Music Awards

Reprodução/@anitta

Anitta foi indicada ao prêmio de “Artista Revelação” no Grammy deste ano

No último domingo (5), Anitta fez sucesso na premiação no Grammy ao concorrer ao prêmio de “Artista Revelação”. Apesar de não ter ganhado, a nomeação ao prêmio já ganhado pelos Beatles, Dua Lipa e John Legend revela o avanço da popularidade internacional da cantora nos últimos anos. 

Com mais de 10 anos de carreira, Anitta gerenciou uma parcela dessa trajetória com o objetivo de levar sua música para o mundo, projeto sobre o qual ela conta um pouco na série da Netflix “Vai, Anitta”. No ano passado, a cantora atingiu um feito inédito ao ser a primeira artista latina a emplacar um hit, “Envolver”, na primeira posição das paradas globais da Billboard. “Ser uma artista internacional é sobre poder impactar áreas culturalmente diferentes ao mesmo tempo”, disse ela em entrevista à revista internacional de música.

>> Leia também: Após fazer história no VMAs, Anitta vislumbra carreira no cinema

Juntamos quatro estratégias de Anitta para qualquer um conseguir desenvolver uma carreira internacional. Confira:

1 – Busque se associar aos melhores

Quando ainda buscava um espaço no pop internacional, Anitta trabalhou com Max Martin, produtor que é conhecido como um dos melhores do mundo. Já tendo trabalhado com cantores como Taylor Swift, Katy Perry e Maroon 5, ele participou da produção dos hits “Blinding Lights”, de The Weeknd, e “Baby One More Time”, de Britney Spears.

Desde a sua primeira colaboração com um artista internacional em 2016, J Balvin, na música “Ginza”, a cantora tem investido em produções com artistas de sucesso para alavancar seu nome na gringa e ampliar o seu mercado. Maluma, Black Eyed Peas, Iggy Azalea e Madonna foram alguns dos nomes que já cantaram com a brasileira.

2 – Invista na sua comunicação na língua estrangeira

Já de olho em trabalhar internacionalmente, Anitta anunciou, em 2016, que estava aprendendo inglês e espanhol. Mesmo já tendo conhecimentos em inglês quando estudou a língua dos 10 aos 17 anos, ela percebeu que precisava se expressar com maior naturalidade na língua estrangeira. “Me formei em inglês e sempre achei que sabia falar até ter que dar entrevistas Agora, faço aulas para ter vocabulário e conseguir me expressar como me expresso em português”, afirmou a cantora a Fábio Porchat.

Anitta demonstra muita confiança em habilidade em inglês e espanhol, tendo lançado várias músicas nas duas línguas – a canção “Envolver” é cantada em espanhol, por exemplo – e conversando com naturalidade em entrevistas. Mas não para por aí, a cantora já admitiu que consegue se expressar em francês e italiano de maneira intermediária.

3 – Destaque suas raízes, mesmo que fora de casa

Apesar do funk brasileiro ter ficado um pouco de lado no repertório de Anitta enquanto lançava hits pop, a cantora frequentemente exalta a cultura brasileira e o que aprendeu no país. A música “Girl From Rio”, lançada em 2022, a cantora homenageia o bairro de onde veio, Honório Gurgel, e exalta as mulheres cariocas. No clipe da canção em inglês, a artista nada no Piscinão de Ramos, toma sol e come churrasco. 

4 – Apresente bem o seu trabalho

Na série “Vai, Anitta”, a cantora se mostra uma pessoa exigente e firme com todo o processo de criação de seus conteúdos, desde a filmagem dos videoclipes até a produção dos shows. Ao fazer história como a primeira cantora latina solo a ser headliner no festival Coachella, Anitta foi ovacionada na internet pela produção e apresentação do show que reuniu muita brasilidade, como o cenário que retrata as favelas do Rio de Janeiro. “Quando você conhece a Anitta fora do trabalho, a Larissa, você entende porque ela precisa ser desse jeito. É para as coisas acontecerem”, disse Arielle Macedo, uma das dançarinas da artista.