Sucesso da Vivara está ligado à liderança feminina, diz CMO

3 de fevereiro de 2023
Victor Affaro

Marina Kaufman, diretora de marketing e sustentabilidade da Vivara

A rede de joalherias Vivara comemorou seis décadas em 2022 e não é somente a idade da marca que impressiona.

A Vivara é maior rede de joalherias do Brasil, atualmente com 268 pontos de venda próprios, e é uma das 20 empresas globais com crescimento mais rápido nos últimos anos, ficando entre as 100 potências do luxo mundial.

Outra questão que merece destaque é o engajamento da empresa na luta pela representatividade feminina. A inclusão de mulheres em posições de destaque no mercado de trabalho gera diversos benefícios tanto para as profissionais quanto para a própria empresa contratante.

>> Leia também: Devemos falar “liderança feminina” ou só “liderança”?

Batemos um papo com Marina Kaufman, diretora de marketing e sustentabilidade da Vivara sobre a forte presença feminina na empresa e vários outros aspectos importantes referentes ao tema.

Forbes: Sobre liderança feminina na empresa, como vocês começaram a trilhar esse caminho? 

Marina Kaufman: Acreditamos muito na força da mulher, portanto, a liderança feminina dentro da Vivara aconteceu de maneira natural e nunca como um objetivo. Hoje, estamos entre as dez primeiras no ranking das companhias com maior índice de representatividade feminina em cargos de liderança. No conselho, elas representam 40%, na diretoria elas são 36%, em gerência são 93% e em coordenação 56%. Isso é um marco na Vivara e queremos inspirar outras empresas a seguirem o mesmo caminho.

F: O que esse fato traz para a empresa em termos de negócios, habilidades e crescimento?

MK: A mulher é a maior fonte de inspiração da Vivara e temos muito orgulho de termos esquipes femininas em todas as áreas da empresa, do escritório até a fábrica e ourives, que no passado era uma profissão considerada masculina, desenvolvendo as joias. Sem dúvidas, a força feminina contribuiu para o sucesso da marca, que completou 60 anos. Hoje, somos a maior rede de joalherias da América Latina, sendo a primeira no Brasil com Vivara e a segunda com Life byVivara, e encerramos 2022 com a maior expansão da história da marca, com mais de 50 lojas abertas.

F: Como a forte presença feminina na empresa está ligada ao crescimento e aumento do faturamento da Vivara? Existe essa conexão?

MK: As habilidades das nossas colaboradoras, sem dúvidas, auxiliaram no crescimento e consolidação da marca. Temos ao nosso lado mulheres fortes e preparadas que com certeza estão contribuindo muito para a receita e o resultado positivo conquistado pela marca ano após ano.

F: A presença de mulheres nos cargos mais altos traz efeitos positivos para a receita, a criatividade e a produtividade das companhias, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho. Você acredita nisso?

MF: Sim! Temos certeza de que parte do sucesso da marca está inteiramente ligado às mulheres que temos em nossa equipe. Por isso, a responsabilidade da Vivara ultrapassa os limites de suas operações, atuando também como agente indutora de boas práticas e projetos que possam promover transformações positivas na sociedade.