Como as mulheres podem superar a ansiedade financeira

22 de março de 2023
MoMo Productions/Getty Images

Cuidar das finanças pessoais é recuperar sua independência financeira

Para muitas mulheres, o dinheiro é uma fonte significativa de estresse. Os salários são menores que os dos homens, os investimentos disponíveis para suas empresas são mais escassos e, muitas vezes, elas chefiam a família sozinhas. 

Aqui, reunimos algumas dicas básicas e que já se provaram eficientes para que você gerencie melhor suas finanças, monitore seus hábitos de consumo e assuma o poder de planejar seu futuro, garantindo os recursos para realizar seus sonhos.

Leia também: 5 formas de ajudar as mulheres a ter sucesso

Investimentos podem ser baixos, mas precisam ser constantes

Investir regularmente traz uma segurança adicional e lucros potenciais, o que pode melhorar suas perspectivas financeiras a longo prazo. As mulheres também devem ficar por dentro da flutuação das taxas de juros e oportunidades de crédito no caso de administrarem suas empresas. Cuidar das finanças pessoais é mais do que apenas garantir o seu futuro, mas também é recuperar a sua independência financeira. Com uma estratégia elaborada e esforço consistente de investimentos, você pode assumir o controle e criar riqueza.

Entenda para onde o dinheiro está indo

O passo mais importante é simplesmente entender de onde vem seu dinheiro e para onde ele está indo a cada mês. Comece criando uma planilha que descreve todas as suas fontes de renda e todas as despesas necessárias (como aluguel, serviços públicos, mantimentos etc.). Então acompanhe seus gastos por pelo menos um mês em cada categoria. Esse registro a ajudará a identificar áreas nas quais você pode reduzir os gastos e usar o dinheiro extra para economizar ou investir no futuro.

Crie metas específicas e métricas para acompanhá-las

Ter um plano para atingir metas a longo prazo é fundamental para lidar com o estresse financeiro. Comece definindo metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e benéficas para si mesma a curto e longo prazo. Divida essas metas em tarefas menores que você pode realizar hoje mesmo, como economizar uma certa quantia de dinheiro a cada mês ou pesquisar diferentes opções de investimento. Ao dividir as metas de longo prazo em partes gerenciáveis ​​nas quais você pode trabalhar a cada dia ou semana, você pode chegar mais perto de alcançá-las com menos ansiedade.

Aconselhamento profissional vale o investimento

Um consultor financeiro ou contador pode ajudar a fornecer informações valiosas sobre a melhor forma de gerenciar suas finanças e alcançar suas metas a longo prazo sem tanto stress. Eles também podem oferecer estratégias ou dicas adicionais com base na experiência de trabalho com outros clientes em situações semelhantes e, principalmente, serem os guardiões das metas que você vai firmar. Podem não inventar a roda, mas vão oferecer métodos e ferramentas que, com o tempo, pagam o valor que você está dando pelo serviço.

Reduzir o estresse financeiro não é fácil, mas está longe de ser impossível. Ao obter controle sobre suas finanças por meio de planilhas e definição de metas, buscando aconselhamento profissional quando necessário e entendendo como é importante se concentrar em objetivos a curto e longo prazo, você pode encontrar maneiras de administrar melhor seu dinheiro e superar qualquer ansiedade que possa ter em relação a isso. Com essas tarefas em mente, você terá mais tranquilidade para lidar com suas finanças.

* Melissa Houston é colaboradora da Forbes USA. Ela é contadora, escritora e fundadora da empresa “She Means Profit”.

(Traduzido do texto original por Gabriela Guido)