Quando veio a pandemia e o isolamento, Michelin, à época gerente geral de ginástica, estava acostumada com o ritmo do trabalho presencial e, com todas as academias fechadas, foi a responsável por gerir a crise com o congelamento das matrículas, além de pensar em formas de fortalecer a marca virtualmente. “Era o momento de ações extremas: ou de ficar parada ou usar a oportunidade para fortalecer a marca”, diz. Depois de implementar ações como lives de treinos, aluguel de bikes e uma plataforma online de exercícios, a empresa superou os patamares pré-pandemia, dobrou o faturamento de 2021 para 2022 e aumentou sua base de alunos em 29%, tudo isso sob a liderança da executiva.
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Como subir na empresa
Em 2015, assumiu o primeiro cargo de liderança, como gerente geral de ginástica da Bio Ritmo, a grande virada da sua carreira, que precedeu a migração para a área de operações – e também uma gravidez. “Fiquei com algumas neuras do tipo ‘será que eu vou perder meu lugar?’ Preciso me mostrar muito produtiva e continuar treinando para ser uma mãe fitness.”
Ela atribui seu crescimento na empresa à curiosidade e à postura de “se enfiar onde não havia sido chamada”. Mas conforme foi assumindo cargos de gestão, sentiu a necessidade de complementar sua formação técnica e fez um curso voltado para transição de carreira executiva, cuja última etapa foi concluída em Barcelona.
Antes de buscar a liderança, segundo ela, é preciso fazer o básico bem feito. Depois, saiba o que você deseja – e o autoconhecimento é a chave para isso. “As pessoas não sabem suas qualidades, seus defeitos, os pontos a melhorar. Sem saber nada disso fica muito difícil construir uma carreira.”
Dedo na modernização da marca Bio Ritmo
A importância de ter clareza de quem se é também vale para as marcas, e desde o retorno pós-pandemia a Bio Ritmo vem mudando seu posicionamento, uma virada que tem muito de Michelin e seu time. “Essa sofisticação passa por pensar em quem a gente se relaciona como marca e em como tratar o time para que ele trate o cliente”, diz a diretora da Bio Ritmo, que se posiciona no mercado de luxo.
No ano passado, a empresa patrocinou o Réveillon Mil Sorrisos, em Maragogi, e, no último mês, fez parte da Casa Clube Sephora, uma parceria com a marca de cosméticos em que era possível conhecer as aulas da Bio Ritmo, de luta a yoga, e aproveitar 100% do valor da inscrição em créditos na Sephora.
Para além do impacto financeiro e de posicionamento de marca, a executiva também tem um olhar importante para a tecnologia. “Temos trabalhado muito para que a tecnologia nos ajude a expandir as barreiras da academia para que o treino seja mais moderno”, como, por exemplo, com a função de reservar um lugar no treino ou uma bike no spinning diretamente pelo app e investindo em projetos de eficiência financeira. “Sou muito prática e trago análise de dados para tomarmos decisões a partir dos números e da realidade, não de intuição.”
Turning point da carreira
“Barcelona. Essa viagem, esse lugar, com aquelas pessoas mudou a minha carreira dentro de mim e depois mudou todo o resto. Mas na prática foram as duas grandes mudanças, a primeira para gerente de ginástica e mais recentemente para diretora de operações.”
Quem me ajudou
“Gente demais. Além da minha mãe e da minha filha, que dá uma desanuviada quando eu chego em casa, no trabalho tem uma pessoa que foi a pessoa que me contratou e me deu as primeiras oportunidades de gestão. O CEO me ajuda muito hoje, me oferece uma gentileza, uma vontade de ensinar que eu não esperava que fosse receber e que é muito bacana.”
O que ainda quero fazer
“Muita coisa, na vida e aqui dentro. Tem muita coisa para fazer, muita oportunidade. Eu gosto muito de me envolver pessoalmente em causas sociais, tem algumas instituições que eu gosto de apoiar e de estar sempre por perto. Se eu tivesse mais tempo, eu faria mais, mas isso é algo que eu pretendo me envolver mais a longo prazo.”
Causas que abraço
Minha formação
Educação física, com pós-graduação em envelhecimento e programa de management development na instituição espanhola IESE, uma das melhores do mundo.
Quinzenalmente a Forbes publica a coluna Minha Jornada retratando histórias de mulheres que trilharam vidas e carreiras de sucesso.
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