CEO do Banco do Brasil diz como constrói reputação no LinkedIn

18 de abril de 2023
Divulgação/BB

Tarciana Medeiros é a CEO com a melhor reputação no LinkedIn, segundo levantamento feito a pedido da Forbes Brasil

O dia a dia dos CEOs de grandes empresas envolve não apenas reuniões importantes e grandes decisões de operação e gestão, mas também um posicionamento na principal rede profissional, o LinkedIn. Segundo um levantamento inédito da agência de comunicação CDN a pedido da Forbes Brasil, mais da metade dos CEOs das Marcas Mais Valiosas do Brasil, segundo o ranking da Interbrand, utiliza a rede de forma estratégica para fortalecer a imagem institucional das companhias que comandam e engajar com os funcionários.

A CDN avaliou 25 líderes e ranqueou os CEOs com a melhor reputação no LinkedIn. Em primeiro lugar está a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, que assumiu em janeiro como a primeira mulher à frente da instituição de mais de 200 anos

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Há mais de duas décadas no BB, Medeiros hoje concilia as funções à frente da organização com um milhão de acionistas e 85 mil funcionários com uma presença marcante no LinkedIn e posts para seus 24 mil seguidores. 

Em entrevista à Forbes, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, conta como cuida da sua rede e quais as melhores práticas para construir e manter uma marca pessoal forte na plataforma. 

Forbes: Quais as suas principais estratégias no LinkedIn? 

Tarciana Medeiros: Eu acredito que as pessoas que acompanham as minhas publicações têm as mesmas expectativas que teriam se me encontrassem para uma conversa olho no olho, frente a frente. É dessa forma que eu gosto de pensar o que publico no perfil.  

Mais do que seguir uma estratégia rígida, com um número ideal de postagens ou formatos de publicação, gosto de pensar no que torna essa conversa relevante para as pessoas que acompanham o meu perfil. E isso significa buscar maneiras de me conectar com um público muito diverso.  

F: Você costuma trazer histórias e visões pessoais nos seus posts. De onde vêm as ideias de publicação?

TM: A conexão só pode acontecer com autenticidade e transparência. Sou uma mulher nordestina, fui feirante e professora, sou mãe e cheguei à presidência de uma empresa que eu amo trabalhar. Tudo isso faz parte de quem eu sou, de como penso e de como escrevo as minhas postagens. Isso significa, por exemplo, não me furtar a usar as mesmas gírias e expressões regionais que estão também na minha fala. 

É o que também me permite falar, com proximidade, sobre temas que têm ocupado agendas importantes da sociedade civil, como a necessidade de avançarmos em ações que promovam o protagonismo feminino e as mulheres ocupando funções de liderança. 

F: O que você considera mais importante para ter um perfil de sucesso no LinkedIn?

TM: Eu destaco um ponto muito importante para o fortalecimento da relevância do perfil, que é o engajamento orgânico dos funcionários do BB. Temos trabalhado muito para incentivar uma cultura organizacional que promova o orgulho de pertencimento, o protagonismo, a capacidade inovadora e o justo reconhecimento pelos resultados alcançados. Isso faz com que muitos funcionários atuem como verdadeiros embaixadores da marca, aumentando o alcance e a visibilidade de publicações, tanto no meu perfil pessoal quanto em canais institucionais do BB.

F: Como usar a rede para fortalecer a empresa em que você atua?

TM: Geramos valor para a sociedade e isso também é percebido pelo público que está no LinkedIn, já que lá falamos sobre ações concretas que realizamos para levar desenvolvimento às diversas regiões brasileiras. Acreditamos que não adianta apenas ser visto e reconhecido como uma marca importante. É preciso se conectar com as pessoas através do diálogo. E é por isso que cultivo, ali no perfil, uma linguagem leve, com meu jeito de ser e que comunica também o jeito do Banco de realizar negócios relevantes com nossos clientes.

Veja o ranking de reputação no LinkedIn dos 25 CEOs das marcas brasileiras mais valiosas:

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