Beyoncé anuncia novo perfume: veja as celebridades que se dão bem nos negócios

24 de julho de 2023
Wireimage/Parkwood

A superestrela Beyoncé, uma das celebridades com histórias de sucesso no ramo das fragrâncias, acaba de anunciar seu mais novo perfume

Beyoncé anunciou seu mais novo perfume em quase 10 anos na última semana, postando a “eau de parfum” ainda sem nome em seu site por US$ 160 (R$ 763) o frasco. A nova fragrância se soma a uma história de sucesso da cantora nesse ramo, com o lançamento de Heat, Pulse e Rise em 2010, 2011 e 2014, que custam cerca de US$ 45 (R$ 214), US$ 30 (R$ 143) e US$ 22 (R$ 104), respectivamente.

No site, o perfume é descrito como uma mistura harmoniosa de clementina, uma fruta cítrica, além de mel dourado, âmbar dourado e outras notas. A superestrela entrou pela primeira vez na indústria de perfumes em 2004, quando as celebridades buscavam espaço no mundo das fragrâncias. Naquela época, Britney Spears, Jennifer Lopez, Jessica Simpson, Katy Perry e Lady Gaga lançaram seus próprios perfumes.

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No mundo dos negócios, Beyoncé já teve diferentes níveis de sucesso. Ela fez uma parceria com a casa de moda Balmain para uma coleção de peças chamada Renaissance Couture no início deste ano. Mas também se separou da Adidas em março, depois que as vendas da Ivy Park, sua linha de roupas esportivas, ficaram abaixo do esperado – a receita de 2023 é projetada para US$ 65 milhões (R$ 310 milhões), longe da meta de US$ 335 milhões (R$ 1,5 bilhão), de acordo com o “Wall Street Journal”.

Veja outras celebridades que criaram negócios de sucesso

Kim Kardashian: SKIMS e SKKN A SKIMS, empresa de roupas, modeladores e underwear fundada por Kim Kardashian, anunciou na última semana que levantou US$ 270 milhões em uma nova rodada de investimento e agora está avaliada em US$ 4 bilhões. A novidade aumentou o patrimônio líquido de Kim Kardashian em estimados US$ 500 milhões. A empresa, que também vende pijamas e roupas de banho, logo se expandirá para roupas masculinas. E a expectativa é chegar a US$ 750 milhões em vendas este ano. Kim Kardashian também vendeu 20% da empresa KKW Beauty por US$ 200 milhões em 2020, antes da marca ser fechada em 2021. Ela então lançou a SKKN By Kim, uma linha de cuidados com a pele em nove etapas que custa US$ 575, em 2022. more
Rihanna: Fenty Beauty e Savage X Fenty Robyn Fenty, conhecida mundialmente como Rihanna, alcançou o status de bilionária em 2021 graças ao sucesso de suas duas grandes empresas, Fenty Beauty e Savage x Fenty. A marca de maquiagem Fenty Beauty valia US$ 2,8 bilhões, uma estimativa conservadora, em 2021, segundo a Forbes, Rihanna possui 50% da empresa e 30% da Savage x Fenty, que vale cerca de US$ 1 bilhão.more
Selena Gomez: Rare Beauty Uma das marcas mais populares do mercado de cosméticos, a Rare Beauty é a companhia da atriz e cantora Selena Gomez. A empresa conquistou as redes sociais e seus produtos esgotaram no dia do lançamento. Em 2020, Gomez prometeu levantar US$ 100 milhões nos próximos 10 anos para ajudar a resolver problemas nos serviços de saúde mental por meio do Rare Impact Fund. A Rare Beauty nunca confirmou sua avaliação, mas em 2022 vendeu 3,1 milhões de unidades de blush a US$ 23 cada, o que significa que apenas um produto gerou US$ 70 milhões em receita, segundo a Bloomberg. A expectativa é que as vendas tripliquem este ano e Gomez pode se juntar ao clube das celebridades bilionárias.more
Kylie Jenner: Kylie Cosmetics Kylie Jenner, a mais jovem do império Kardashian/Jenner, vendeu 51% de sua empresa Kylie Cosmetics para a multinacional de cosméticos Coty, Inc. em janeiro de 2020 por US$ 600 milhões. Ela ainda possui cerca de 44% da Kylie Cosmetics, que começou em 2015 com um investimento de US$ 250 mil em uma linha de kits para lábios.more
Jessica Alba: The Honest Company Jessica Alba abriu o capital da sua marca de produtos "limpos e naturais" em 2021, e na época foi avaliada entre US$ 1,4 bilhão e US$ 1,7 bilhão. Seus populares produtos incluem fraldas e lenços umedecidos para bebês, sabão em pó e maquiagem. A oferta pública veio depois de anos de ações judiciais e aumento da concorrência, e a empresa recentemente disse que teria que aumentar os preços em meio a perdas crescentes.more
Gwyneth Paltrow: Goop Gwyneth Paltrow fundou a marca de lifestyle Goop em 2008 e, 10 anos depois, recebeu US$ 50 milhões em financiamento da série C, embora Paltrow não tenha divulgado o valor da empresa. Em 2018, a Goop disse que a estimativa de US$ 250 milhões feita pela companhia de pesquisa e dados financeiros. PitchBook estava errada, mas não disse se era muito alta ou muito baixa. A Goop vendeu alguns itens dignos de atenção ao longo dos anos, incluindo um tapete de yoga de US$ 2.000, velas com aroma de vagina e algemas de ouro 24 quilates.more

Fama é sinônimo de marcas de sucesso?

O patrimônio líquido de Kim Kardashian é estimado em US$ 1,7 bilhão (R$ 8 bilhões), e faz dela a única bilionária do clã Kardashian/Jenner. Já o de Rihanna é estimado em US$ 1,4 bilhão (R$ 6,6 bilhões). Kylie Jenner foi a bilionária mais jovem de todos os tempos em 2019, quando ela tinha apenas 21 anos, mas documentos mostraram que o seu negócio era muito menor do que a família afirmava, o que fez ela perder seu título de bilionária.

Celebridades que fizeram sucesso recentemente começaram a lançar suas próprias empresas de investimento. Gwyneth Paltrow lançou a Kinship Ventures em 2021, Kim Kardashian lançou a empresa de private equity SKKY em setembro de 2022 e, em 2017, Serena Williams fundou a Serena Ventures.

Mas um nome famoso nem sempre significa muito dinheiro nos negócios. Dezenas de celebridades e influenciadores lançaram suas próprias linhas de beleza, mas poucos tiveram sucesso duradouro no mercado. A atriz Kristen Bell encerrou sua linha de cuidados com a pele à base de CBD em janeiro. A cantora Ariana Grande pagou US$ 15 milhões (R$ 71 milhões) à aceleradora de marcas de beleza Forma Brands para comprar de volta sua marca de cosméticos veganos R.e.m. Beauty depois que a empresa  declarou falência, e estrelas como Tyra Banks, Eva Mendes e Gabrielle Union tiveram suas marcas descontinuadas.

A beleza não é o único ramo arriscado para fazer negócios: a marca de lifestyle Preserve, de Blake Lively, acabou em 2015, o cartão Mastercard pré-pago lançado pelas Kardashians foi criticado por suas taxas exorbitantes antes de ser descontinuado e a linha de sapatos de Natalie Portman Te Casan fechou rapidamente após seu lançamento em 2008.

(traduzido por Fernanda de Almeida)