Bilheteria de estreia da Barbie deve superar Oppenheimer em US$ 60 milhões

22 de julho de 2023
Ilustração por Forbes Brasil

Na quinta-feira de estreia (20), o live-action de Barbie arrecadou US$ 22,3 milhões nas bilheterias dos EUA

O tão esperado filme “Barbie” está projetado para faturar em torno de US$ 110 milhões nas bilheterias norte-americanas durante sua estreia neste fim de semana. Já o filme do diretor Christopher Nolan, “Oppenheimer”, deve arrecadar US$ 50 milhões até domingo (23) no que pode ser um dos maiores finais de semana de arrecadação de bilheteria do ano, apesar de uma série de fracassos das produções de Hollywood até agora em 2023.

Leia também

Os números de cada produção

“Barbie”

  • Na quinta-feira de estreia (20), o live-action arrecadou US$ 22,3 milhões nas bilheterias dos Estados Unidos.
  • O longa da diretora Greta Gerwig deve faturar entre US$ 95 milhões e US$ 110 milhões em cerca de 4 cinemas nos Estados Unidos neste fim de semana, tornando-se um dos maiores lançamentos do ano, segundo cálculos da revista Variety.
  • Se essa projeção se concretizar, “Barbie” será o quinto maior lançamento do ano, ficando atrás dos filmes “Super Mario Bros.”  (que arrecadou US$ 146 milhões no fim de semana de estreia), “Homem-Aranha: Através do Aranhaverso” (US$ 120,5 milhões), de “Guardiões da Galáxia 3” (US$ 118,4 milhões) e “A Pequena Sereia” (US$ 118 milhões).

Oppenheimer

  • “Oppenheimer”, a biografia do criador da bomba atômica estrelada por Cillian Murphy, Florence Pugh, Robert Downey Jr. e Emily Blunt, faturou US$ 10,5 milhões na quinta-feira (20) de estreia.
  • Segundo projeções, o longa deve arrecadar mais de US$ 50 milhões até domingo.
  • “Oppenheimer” custou US$ 100 milhões para ser produzido enquanto “Barbie” teve orçamento de US$ 145 milhões.

O fenômeno “Barbieheimer”

Apesar de serem filmes de gêneros aparentemente incompatíveis, a crescente demanda por ingressos conjuntos de “Barbie” e “Oppenheimer” gerou o fenômeno apelidado de “Barbenheimer”, que aconteceu também no Brasil, mas em menor escala. Milhares de pessoas compraram bilhetes para ver, no mesmo dia, as duas produções.

Apesar do enorme hype em tornodo lançamento do filme da Barbie, a projeção de bilheteria de estreia pode não se tornar realidade, assim como várias outras decepções de bilheteria, como o novo filme da saga ‘Missão Impossível”, que arrecadou só US$ 56,2 milhões nas bilheterias dos EUA no último final de semana – bem abaixo da projeção de arrecadação de US$ 85 a US$ 95 milhões. Em comparação a outros lançamentos do ano, “Barbie” ainda  deve arrecadar muito mais para alcançar o filme “Super Mario Bros.”, que arrecadou quase US $ 574 milhões no mercado interno desde seu lançamento, em abril – o maior lançamento até agora neste ano. Outro recorde de lançamento foi a bilheteria de “Avatar: O Caminho da Água”, dirigido por James Cameron, que faturou US$ 684,1 milhões desde sua estreia em dezembro do ano passado.

* Brian Bushard é jornalista da Forbes USA. Ele cobre negócios e política norte-americana.

(Traduzido por Gabriela Guido)