Iris Apfel, ícone da moda, morre aos 102 anos

2 de março de 2024
Noam Galai/Getty Images

A celebridade era conhecida mundialmente por seu cabelo branco curto, óculos enormes, batom vibrante e colares volumosos

Iris Apfel, designer, empresária e ícone da moda e estilo, morreu aos 102 anos na noite de sexta-feira (1º), em sua casa em Palm Beach, na Flórida. A informação foi confirmada pelo perfil oficial da celebridade e a causa da morte não foi revelada.

Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Quem foi Iris Apfel?

Apfel nasceu em uma família judia em Nova York em 1921. Inicialmente, a jovem estudou história da arte, mas decidiu se especializar em design de interiores, especialmente têxteis.

Sua trajetória no mundo da moda começou em 1951, quando ela e o marido abriram uma empresa têxtil chamada Old World Weavers, que forneceu tecidos para nove presidentes na Casa Branca, até meados de 1992.

Conhecida mundialmente por seu cabelo branco curto, óculos enormes, batom vibrante e colares volumosos, Apfel recebeu, em 2005, aos 84 anos, uma homenagem no Museu Metropolitano de Arte de Nova York, que destacou suas roupas e joias em uma exposição, tornando-a um ícone da moda.

Seis anos depois, ela lançou sua linha de moda “Rara Avis” em parceria com a Home Shopping Network.

Desde lá, o documentário “Iris” estreou em 2014, ela escreveu uma autobiografia e, durante a pandemia, um livro de colorir. Aos 97 anos, o ícone assinou um contrato de modelo com a IMG Models.