Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Carreira / CEO do Grupo Flow Aumenta Faturamento em 50% em Primeiro Ano no Cargo

CEO do Grupo Flow Aumenta Faturamento em 50% em Primeiro Ano no Cargo

Sarah Buchwitz aposta em novos formatos e públicos, explorando o potencial do mercado trilionário da creator economy

Fernanda de Almeida
19/12/2024 Atualizado há 5 meses
Sarah Buchwitz, CEO do Grupo Flow
Divulgação/Grupo Flow
Sarah Buchwitz, eleita uma das 10 Melhores CMOs do Brasil pela Forbes em 2023, aproveita a experiência no marketing para aproximar o Grupo Flow do mercado publicitário

Acessibilidade

Há pouco mais de um ano, Sarah Buchwitz deixou a vice-presidência de marketing da Mastercard, após uma carreira de mais de duas décadas em multinacionais americanas, para assumir como CEO de uma startup de mídia brasileira. Ela chegou para liderar o recém-criado Grupo Flow, que começava a estruturar em uma holding o podcast apresentado pelo fundador, Igor Coelho, e outras verticais de negócios. “Tomei um risco, mas hoje vejo que foi uma decisão acertada na minha carreira.”

No seu primeiro ano no cargo, aumentou o faturamento da empresa em 50%. “No ano passado, fechamos um pouco acima do breakeven. Este será o primeiro ano em que teremos um lucro significativo”, diz a executiva, sem abrir números.

Leia também

  • mulher-paula-bellizia-aws
    Carreira

    Paula Bellizia, VP da AWS Latam: “Esperar Que as Coisas Acontecessem Nunca Foi o Meu Forte”

  • Divulgação/Diageo
    Carreira

    CEO da Diageo: “Quando Você Sai da Zona de Conforto, É Aí Que Você Cresce”

  • Carreira

    Conheça a VP da Mastercard que vai correr maratona na Olimpíada de Paris

  • Carreira

    CIO da TIM: “IA pode ajudar a resolver problemas do Brasil”

  • Carreira

    CEO conta como Sephora foi de “startup” a empresa consolidada no Brasil

  • Carreira

    “Agarro com muita força as oportunidades”, diz diretora da NTT Data

O grupo pega carona no crescimento da creator economy, um mercado que deve dobrar de tamanho nos próximos cinco anos, passando de US$ 250 bilhões (R$ 1,5 trilhão) para US$ 480 bilhões (R$ 2,9 trilhões) até 2027, segundo projeções do Goldman Sachs.

Atenta a esse potencial, Sarah se dedicou a conhecer e reestruturar a operação, avaliar o portfólio e traçar estratégias de expansão. “Comecei analisando os principais produtos, os mais e menos lucrativos, e os que se alinham com nossa estratégia de longo prazo.”

Grande parte do seu trabalho no último ano foi aproximar o grupo do mercado publicitário, um setor que ela conhece bem. “Usei a experiência e o relacionamento que já tinha como CMO para apresentar o Grupo Flow como um ecossistema de mídia digital.”

Essa aproximação gerou parcerias estratégicas, como com KitKat, da Nestlé, no Rock in Rio, e com a Amazon durante a Prime Week. “Tudo isso é resultado de uma reorganização interna da empresa, um olhar operacional e também da conexão com os principais players do mercado publicitário e outros parceiros.”

A CEO também atribui o bom desempenho à sua intenção de contratar mais mulheres para a equipe de 180 funcionários. “Dobramos o número de mulheres no Flow, chegando a 33%, mas ainda não é o suficiente”, reconhece. Hoje, todo processo de contratação no grupo deve ter pelo menos uma mulher finalista. “Só depende de mim que as mudanças aconteçam.”

De olho em novos negócios

Habituada às rotinas de grandes multinacionais, a executiva encontrou no Flow uma cultura diferente e, com a caneta na mão, a possibilidade de tomar decisões rápidas. “Essa é a beleza de ser uma startup. Estamos muito abertos para ouvir novas ideias”, diz ela, que quer atrair novos públicos trazendo programas para todos os gostos e em diferentes segmentos.

Com o objetivo de dobrar a receita no próximo ano, o grupo vai investir em conteúdos verticais, como TikTok e Shorts do YouTube, lançar um canal linear para TVs conectadas e o reality show A República, transmitido 100% online, 24 horas por dia, com episódios diários ao vivo. “A ideia é simular dinâmicas políticas com participantes dentro de uma casa.”

Embora os homens ainda liderem a audiência dos programas, a CEO vê um grande potencial de crescimento apostando no fortalecimento do portfólio de produtos femininos. “Há uma oportunidade de mercado para falar com novos públicos, especialmente o feminino”, afirma Sarah. No próximo ano, o grupo lançará um videocast em parceria com a plataforma Mulheres Inspiradoras, co-apresentado pela fundadora Geovana Quadros.

Boom dos videocasts

O Grupo Flow hoje é dividido em diferentes verticais: um canal de games, um de notícias, os Estúdios – que engloba Flow Podcast, Vênus, entre outros –, um braço de serviços corporativos, o Flow S.A., a agência de publicidade digital Golden Pill e a empresa de tecnologia Wolf Vision. Esses braços da empresa desenvolvem soluções internas e também para a concorrência.

No total, a empresa produz 70 horas de conteúdo por semana e alcança mais de 70 milhões de views mensais só no YouTube. Na contramão da era dos vídeos curtíssimos, os videocasts com mais de uma hora de duração têm registrado bons números: segundo a CEO, os ouvintes ficam em média 30 minutos em cada programa e muitas entrevistas têm milhões de visualizações. “O videocast consegue proporcionar duas coisas difíceis de encontrar em outros meios: audiência e tempo para gerar engajamento e contar a história da marca.”

Os brasileiros estão entre os maiores consumidores desse formato no mundo: o país é o segundo em consumo e criação de podcasts no Spotify e o terceiro em usuários no YouTube. “Estamos liderando uma transformação cultural entre os anunciantes, ajudando as marcas a compreenderem como esse é um canal poderoso para se conectar com o público.”

Economista marqueteira

Antes de se tornar CEO do grupo, Sarah chegou ao Flow como entrevistada de um programa. Foi ao estúdio participar do podcast Kritikê, apresentado pelo então CEO dos Estúdios Flow, Andre Gaigher. Ele contou que estavam buscando um executivo do mercado, mas que ninguém tinha coragem de deixar o mundo corporativo. “Quando ouvi a palavra coragem, pensei ‘isso eu acho que tenho’”, lembra ela, que mais tarde entrou em contato pelo LinkedIn para conversar sobre a vaga.

Formada em economia, a executiva construiu toda a sua carreira no marketing. “Queria trabalhar em planejamento financeiro, mas a empresa onde tentei entrar não contratava mulheres naquela época.”

Em 20 anos de carreira, começou como estagiária na PepsiCo e saiu como líder de marca sete anos depois. Após uma breve passagem pela Kraft, voltou para assumir uma posição em um time global da PepsiCo, em Nova York. “Eu materializava exatamente o que eles precisavam no Flow: tinha conhecimento do mercado publicitário e experiência em veículo”, diz Sarah, que foi head de marketing da ESPN antes de chegar à Mastercard.

Uma mudança significativa na sua vida pessoal chacoalhou também o profissional, e a executiva começou a se preparar para dar um novo passo na carreira. Já se via assumindo uma posição de CEO ou conselheira, em um momento em que profissionais de marketing ganham mais espaço no mercado e assumem cadeiras estratégicas. “Fui construindo esse caminho para estar preparada para o momento em que essa oportunidade surgisse.”

A trajetória de Sarah Buchwitz, CEO do Grupo Flow

Primeiro cargo de liderança

“Meu primeiro cargo de liderança foi como líder da área de pesquisa na Spencer Stuart, alcançado aos 20 anos após uma rápida trajetória como estagiária. Essa experiência inicial foi fundamental para desenvolver minhas habilidades de gestão e liderança.”

Quem me ajudou

“Minha jornada foi influenciada por mulheres inspiradoras, incluindo colegas, líderes, amigas e familiares. Elas ofereceram orientação, apoio e estímulo crucial para superar desafios.”

Turning point

“Três momentos transformaram minha carreira: a transferência para Nova York para integrar uma equipe global, a nomeação como vice-presidente e a ascensão ao cargo de CEO. Cada etapa apresentou novos desafios e oportunidades de crescimento.”

O que ainda quero fazer

“Profissionalmente, desejo deixar um legado de impacto positivo, atuando em organizações públicas ou do terceiro setor. Pessoalmente, sonho em tirar um ano sabático para explorar novos horizontes.”

Causas que abraço

“Estou comprometida com a equidade racial e de gênero, buscando contribuir para um mundo mais inclusivo e justo.”

Veja outras executivas do Minha Jornada

  • Tereza Santos, CEO da Sympla
“Empresa cresceu quase 5 vezes sob minha liderança”

Em 2021, a então diretora de operações aceitou o convite do cofundador e CEO da Sympla Rodrigo Cartacho para assumir seu cargo. Hoje, Santos está à frente de 250 colaboradores e cerca de 30 mil eventos simultâneos à venda na plataforma. 

Leia a história completa aqui. 
    Divulgação/Sympla

    Tereza Santos, CEO da Sympla
    “Empresa cresceu quase 5 vezes sob minha liderança”

    Em 2021, a então diretora de operações aceitou o convite do cofundador e CEO da Sympla Rodrigo Cartacho para assumir seu cargo. Hoje, Santos está à frente de 250 colaboradores e cerca de 30 mil eventos simultâneos à venda na plataforma. 

    Leia a história completa aqui. 

  • Elis Rodrigues, CFO da Amazon no Brasil

Elis Rodrigues vem de uma família humilde, estudou em escola pública a vida toda e teve sua vida transformada pela educação. Hoje, a CFO da Amazon é conhecida por sua risada alta. Mas essa abertura toda nem sempre existiu. Como profissional de finanças, quase sempre rodeada de homens, queria passar despercebida.

Leia a história completa aqui.
    Divulgação/Amazon

    Elis Rodrigues, CFO da Amazon no Brasil

    Elis Rodrigues vem de uma família humilde, estudou em escola pública a vida toda e teve sua vida transformada pela educação. Hoje, a CFO da Amazon é conhecida por sua risada alta. Mas essa abertura toda nem sempre existiu. Como profissional de finanças, quase sempre rodeada de homens, queria passar despercebida.

    Leia a história completa aqui.

  • Isabel del Priore, CEO da Animale
“Fui convidada pelo dono para assumir papel que era dele”

Roberto Jatahy, fundador e CEO do Grupo Soma, chamou a executiva que fez carreira na área de moda e trabalhou com grifes internacionais para fazer parte do grupo de gestores que está levando a empresa a ocupar um espaço entre as maiores do mercado de moda brasileira.

Leia a história completa aqui.
    Divulgação

    Isabel del Priore, CEO da Animale
    “Fui convidada pelo dono para assumir papel que era dele”

    Roberto Jatahy, fundador e CEO do Grupo Soma, chamou a executiva que fez carreira na área de moda e trabalhou com grifes internacionais para fazer parte do grupo de gestores que está levando a empresa a ocupar um espaço entre as maiores do mercado de moda brasileira.

    Leia a história completa aqui.

  • Ângela Assis, presidente da Brasilprev
“Assumi no meio de uma crise”

Quando Ângela Assis deixou a cadeira de diretora de marketing da Brasilprev para assumir a presidência da seguradora, em novembro de 2020, ela encontrou, como gosta de dizer, ” a tempestade perfeita” no cenário econômico. O foco foi em manter as pessoas calmas e, em seu primeiro ano de atuação, o lucro líquido pulou de R$ 885 milhões para R$ 970 milhões.

Leia a história completa aqui.

    Ângela Assis, presidente da Brasilprev
    “Assumi no meio de uma crise”

    Quando Ângela Assis deixou a cadeira de diretora de marketing da Brasilprev para assumir a presidência da seguradora, em novembro de 2020, ela encontrou, como gosta de dizer, ” a tempestade perfeita” no cenário econômico. O foco foi em manter as pessoas calmas e, em seu primeiro ano de atuação, o lucro líquido pulou de R$ 885 milhões para R$ 970 milhões.

    Leia a história completa aqui.

  • Anúncio publicitário
  • Cíntia Barcelos, CTO do Bradesco

Ainda criança, quando ia à feira com seu pai, Cíntia Barcelos impressionava os feirantes ao fazer contas de cabeça. Cíntia seguiu o conselho do pai e buscou a independência financeira. Se formou em engenharia eletrônica, com uma única colega mulher em sua classe, e, hoje, é líder de tecnologia do Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil. “Nunca tentei parecer homem para me encaixar no meio. Eu sempre fui quem eu sou.”

Leia a história completa aqui. 
    Maurino Borges

    Cíntia Barcelos, CTO do Bradesco

    Ainda criança, quando ia à feira com seu pai, Cíntia Barcelos impressionava os feirantes ao fazer contas de cabeça. Cíntia seguiu o conselho do pai e buscou a independência financeira. Se formou em engenharia eletrônica, com uma única colega mulher em sua classe, e, hoje, é líder de tecnologia do Bradesco, um dos maiores bancos do Brasil. “Nunca tentei parecer homem para me encaixar no meio. Eu sempre fui quem eu sou.”

    Leia a história completa aqui. 

    Divulgação/Sympla

    Tereza Santos, CEO da Sympla
    “Empresa cresceu quase 5 vezes sob minha liderança”

    Em 2021, a então diretora de operações aceitou o convite do cofundador e CEO da Sympla Rodrigo Cartacho para assumir seu cargo. Hoje, Santos está à frente de 250 colaboradores e cerca de 30 mil eventos simultâneos à venda na plataforma. 

    Leia a história completa aqui. 

    A coluna Minha Jornada conta histórias de mulheres que trilharam vidas e carreiras de sucesso.

    Escolhas do editor

    • Escolhas do editor

      O Que Significa Ser Rico no Japão

    • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
      Escolhas do editor

      5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

    • Escolhas do editor

      Como Resorts de Luxo na Suíça Estão Transformando Viajantes em Investidores Imobiliários

    • Escolhas do editor

      O Que os Super Ricos Comem nos Lounges de Luxo nos Aeroportos

    • Escolhas do editor

      O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

    Tópicos

    • creator economy
    • Estúdios Flow
    • Flow Podcast
    • Grupo Flow
    • liderança feminina
    • Minha Jornada
    • Sarah Buchwitz

    As mais lidas agora

    • Leão XIV ao ser nomeado pelo papa Francisco: sem prestígio nas casas de apostas
      Forbes Money

      Surpresa e Lucros no Conclave: Apostadores Ganham Muito com Novo Papa

    • Escolhas do editor

      As 50 Melhores Praias do Mundo em 2025

    • Escolhas do editor

      Leão XIV: Quem É o Novo Papa Escolhido Pelo Conclave

    • gado monitorado por IA
      Forbes Agro

      Com IA e Rastreamento em Tempo Real, Startup Quer Reinventar o Manejo de Gado no Brasil

    • Colunas

      Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

    • Carlo Ancelotti
      Carreira

      Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

    Últimas Notícias

    • ibovespa

      Ibovespa Cai, Após Quebrar Recorde na Terça; Dólar Avança

    • O logotipo da estatal brasileira de petróleo Petrobras é retratado em seu prédio no Rio de Janeiro

      Petrobras Não Deve Reduzir Investimentos no Próximo Plano, Diz Diretora

    • Divulgação/CVC

      CVC Deve Desacelerar Abertura de Lojas em 2025, Mas Seguirá Acima da Média

    • Carros elétricos I-Pace, da Jaguar, em centro da Waymo nos EUA

      Waymo Faz Recall de 1.200 Carros Autônomos nos EUA após Colisões

    • Copa do Mundo Feminina no Brasil reunirá 32 seleções de todo o planeta fifa

      Fifa Pretende Obter Receita de US$ 1 Bilhão com Copa do Mundo Feminina no Brasil

    • Cortes de empregos ao longo dos próximos dois anos na Burberry afetarão principalmente cargos administrativos

      Ações da Burberry Disparam 18% após Anúncio de Corte de 1.700 Empregos

    Conteúdo publicitário

    Membros Forbes Brasil
    Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
    Seja um assinante→

    Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes
    Capa da edição impressa da revista Forbes

    Seja um assinante →
    logo Forbes A mais conceituada revista de negócios e economia do mundo.
    • + Sobre nós
    • + Forbes Store
    • + Revista digital
    • + Anuncie
    • + Contato
    • + Política de Privacidade
    • + Newsletter
    • Cotações por TradingView
    • Mais ricos do Mundo
    • Elon Musk
    • Mark Zuckerberg
    • Jeff Bezos
    • Larry Ellison
    • Bernard Arnault
    • Warren Buffett
    • Larry Page
    • Sergey Brin
    • Bill Gates
    • Mais ricos do Brasil
    • Eduardo Luiz Saverin
    • Vicky Sarfati
    • Jorge Paulo Lemann
    • Marcel Herrmann Telles
    • Carlos Alberto Sicupira e família
    • Alexandre Behring
    • André Santos Esteves
    • Ciência e Tecnologia
    • Inteligência Artificial
    • Melhores Prompts
    • Inovação
    • SpaceX
    • Espaço
    • Nasa
    • Exploração Espacial
    • Asteróide
    • Instagram
    • Tik Tok
    • Apple
    • Listas
    • Bilionários do Mundo
    • Bilionários do Brasil
    • Melhores CEOs
    • Melhores CIOs
    • Melhores CMOs
    • Forbes 50 Over 50
    • Bilionários Agro
    • Mulheres de Sucesso
    • Top Creators
    • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
    • Agro 100
    • Melhores Empresas Privadas dos EUA
    • Forbes Under30
    • Economia e Negócios
    • Bitcoin
    • Mercado Financeiro
    • Investimentos
    • Impostos
    • Commodities
    • Criptomoedas
    • Dólar
    • Imposto de Renda
    • Comportamento e Bem-Estar
    • Saúde Mental
    • Geração Z
    • Relacionamentos
    • Família
    • Trabalho
    • Dicas de Saúde
    • Esportes
    • E-Sports
    • Fórmula 1
    • Futebol
    • Surf
    • Skate
    • Olimpíadas
    • Atletas
    • Entretenimento
    • Netflix
    • Séries
    • Filmes
    • Celebridades
    • Eventos
    • Música
    • Premiações
    • Life Style
    • Portugal
    • Viagens
    • Gastronomia
    • Qualidade de vida
    • Luxo
    • Arte
    • Marcas
    • Carros
    • Meio Ambiente
    • Clima
    • Sustentabilidade
    • Mudanças Climáticas
    • Alimentos
    • COP30
    • Incêndios Florestais
    • Eventos
    • Power Dinner
    • Melhores CEOs
    • Power Lunch 50+
    • Forbes Life Fashion
    • Forbes Party NY
    • Forbes Party Austin
    • Forbes Party SP
    • Melhores CIOs
    • Agro 100
    • Forbes Mulhertes de Sucesso
    • Forbes Mulher Agro
    • Política
    • EUA
    • Brasil
    • China
    • Governo

    © Forbes 2025. Todos os direitos reservados.