Em entrevista à Forbes, o cofundador da Adventures, Rapha Avellar, falou sobre o futuro dos negócios digitais, potencial dos NFTs e estratégias para o crescimento da companhia.
Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram
Rapha Avellar: No último ano, as pessoas incluíram a internet e as plataformas digitais de outra forma em suas vidas. Antes, iam até o supermercado. Hoje, fazem pedidos online. Dirigiam até o médico. Agora, usam a telemedicina. Digitalizamos vários aspectos da vida, de forma que até mesmo os consumidores mais céticos com a internet foram obrigados a incluí-la em suas vidas. Uma vez que você adota a internet, não consegue mais tirar, porque o ser humano é apaixonado por facilidade e comodidade. Não acredito que a gente volte aos patamares antigos. Não haverá um retrocesso da vida online. Pelo contrário, ela estará mais presente, mesmo com a retomada presencial e os negócios híbridos.
F: Como essa transformação vai impactar as vendas e os negócios?
RA: O mercado de e-commerce na América Latina vai crescer a taxas exorbitantes. É uma oportunidade de US$ 70 bilhões (cerca de R$ 350 bilhões). Embora tenha uma taxa de penetração de 8%, enquanto nos Estados Unidos e China é de cerca de 30%, a presença do comércio eletrônico vai amadurecer, crescendo cerca de 30% ao ano. O investimento em anúncios digitais fortalece os negócios na internet, porque o Brasil é o país que mais consome mídia social no mundo. Hoje, temos cerca de 43% de investimentos acontecendo na internet, mas quase 80% da atenção das pessoas está no digital, o que indica um potencial muito grande. As empresas vão investir cada vez mais nos anúncios online para atrair e reter consumidores.
F: Conforme o mercado muda, as empresas precisam se adaptar às novas condições. O que a Adventures vai fazer para atender às tendências?
RA: Somos uma plataforma composta por três camadas. A primeira delas é das marcas que servimos, como TikTok, Disney, Tinder, Domino’s, John Deere e Stone. Na próxima semana, vamos lançar uma marca proprietária, do setor de saúde e bem-estar. Também temos um braço de serviços que oferece tecnologia blockchain, NFTs (Tokens Não-Fungíveis), inteligência artificial e e-commerce. Depois, reunimos todas as partes do negócio com a análise de dados, identificando pontos fracos e fortes, performance e as possibilidades de crescimento. Ao invés de oferecermos apenas uma das vertentes, trabalhamos com todas, o que nos ajuda a acelerar as marcas parcerias e continuar crescendo, especialmente com a mudança tecnológica que estamos vivendo. Em relação às marcas próprias, a meta é investir em health and wellness e beleza, além de uma série de aquisições nessas categorias nos próximos oito meses. Muito da nossa estratégia para crescer está nas marcas próprias. A ideia é ter marcas criando conteúdos que realmente entretêm o público e se conectam com as comunidades, não apenas interrompem as pessoas com suas propagandas. Essa é uma característica que vamos explorar, tanto nas empresas terceiras que atendemos quanto as nossas marcas próprias. Além disso, vamos fazer uma nova rodada de captação nos próximos oito meses. Estamos de olho em fundos globais A Adventures já saiu das fronteiras do Brasil e atua em toda a América Latina, e tem uma ambição global. O próximo passo para a captação é encontrar os fundos mais alinhados com os nossos valores e que realmente tragam estratégias para o crescimento.
F: Qual o potencial de usar tecnologias como blockchain e NFTs para impulsionar os negócios?
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Tenha também a Forbes no Google Notícias.