IBM tem novo presidente no Brasil: Marcelo Braga

6 de janeiro de 2022

Marcelo Braga é formado e pós-graduado em análise de sistemas pela Universidade Católica de Brasília e possui imersões na Harvard Business School e na Wharton Business School (Crédito: Divulgação)

A IBM oficializou na manhã de hoje (6), a chegada de Marcelo Braga à presidência da companhia no Brasil. O executivo foi nomeado Presidente e Líder de Technology e será responsável por conduzir as operações e a estratégia da IBM com foco em “nuvem híbrida e inteligência artificial”.

No comunicado, a empresa destacou que, sob a gestão de Marcelo, “continuará conduzindo uma cultura inclusiva que promove a diversidade, a confiança e a integridade nos negócios e na sociedade.” A empresa também ressalta que, a partir de agora, focará seus esforços em dois negócios líderes: “tecnologia e consultoria – e seu crescente ecossistema de parceiros para impulsionar a transformação dos negócios dos clientes.”

Marcelo Braga está na IBM desde 1998, tendo acumulado experiência na liderança de unidades chave na empresa. Atuou como vice-presidente de vendas da IBM Brasil, sendo responsável pelos maiores clientes da empresa no País. Anteriormente, foi vice-presidente da Unidade de Software e Cloud, liderando o lançamento do IBM Watson e expansão da IBM Cloud no país.

Braga é formado e pós-graduado em análise de sistemas pela Universidade Católica de Brasília, possui MBA Executivo pela Fundação Dom Cabral, MBA em Marketing pela ESPM, MBA em Gestão pelo IBMEC e imersões na Harvard Business School e na Wharton Business School.

Katia Vaskys, que estava à frente da empresa desde janeiro do ano passado, foi a primeira mulher a liderar a companhia no Brasil e alegou motivos pessoais para a saída. Em fevereiro do ano passado, foi escolhida como uma das “Mulheres de Sucesso”, segundo a lista com 20 nomes publicada pela Forbes Brasil. A executiva fica no cargo até março deste ano.