Exclusivo: Estado Islâmico conspirou para matar George W. Bush

24 de maio de 2022
liff Hawkins/Getty Images

Suposto agente do Estado Islâmico nos EUA estava planejando matar George W. Bush (acima), segundo documento do FBI

Um homem iraquiano ligado ao Estado Islâmico supostamente realizou vigilância em propriedades associadas ao ex-presidente George W. Bush no que o FBI descreveu como um plano de vingança para assassiná-lo. Muito disso estava sendo organizado pelo WhatsApp, disseram os investigadores.

Um suposto agente do Estado Islâmico nos EUA estava planejando matar George W. Bush, indo tão longe a ponto de viajar para Dallas em novembro para filmar a casa do ex-presidente e recrutar ajuda de uma equipe de compatriotas que ele esperava trazer para o país pela fronteira mexicana, de acordo com um pedido de mandado de busca do FBI apresentado em 23 de março e aberto esta semana no distrito sul de Ohio.

Leia mais: Ameaças aumentam, mas cibersegurança para influenciadores ainda é incipiente no Brasil

O FBI disse que descobriu o esquema através do trabalho de dois informantes e do monitoramento da conta do suposto conspirador na plataforma de mensagens WhatsApp de propriedade da Meta. O suposto agente do Estado Islâmico, baseado em Columbus, Ohio, disse que queria assassinar Bush porque achava que o ex-presidente era responsável por matar muitos iraquianos e dividir o país após a invasão militar dos EUA em 2003, de acordo com o mandado.

O caso mostra como os investigadores federais continuam monitorando as ameaças do Estado Islâmico, mesmo que o grupo tenha sido severamente enfraquecido pela inteligência americana e pelas operações militares nos últimos anos. Ele também mostra como o FBI, apesar de suas alegações de ser impedido de investigar grandes crimes por causa do uso de criptografia da Meta e de outros provedores de tecnologia, conseguiu contornar a segurança do WhatsApp usando o policiamento das antigas com informantes e rastreando o metadados que podem obter da empresa de mensagens.

O suposto cabeça da trama estava nos EUA desde 2020 e tinha um pedido de asilo pendente, de acordo com o pedido de mandado de busca do FBI. Agentes federais usaram duas fontes confidenciais diferentes para investigar a trama, uma que alegou oferecer assistência na obtenção de documentos falsos de imigração e identificação, a segunda um suposto cliente do suposto coiote, que estava disposto a pagar milhares de dólares para trazer sua família para o país.

(Como nenhuma acusação foi feita contra o suspeito, a Forbes não vai publicar seu nome nem o mandado completo. Não está claro se ele foi preso. Nem o Departamento de Justiça nem o escritório de Bush responderam aos pedidos de comentários no momento da publicação.)

Em novembro de 2021, o suspeito revelou ao informante do FBI o plano para assassinar Bush e perguntou se ele sabia como “obter identificações e crachás falsos ou fraudulentos da polícia e/ou do FBI” para ajudar a realizar o assassinato e se era possível mandar os conspiradores para fora do país da mesma forma que eles entraram depois que sua missão fosse concluída, de acordo com o mandado. O suposto contrabandista disse que seu cliente também queria encontrar e assassinar um ex-general iraquiano que ajudou os americanos durante a guerra e que ele acreditava estar vivendo sob uma identidade falsa nos EUA, disseram os investigadores.

O suposto conspirador alegou fazer parte de uma unidade chamada “Al-Raed”, que significa “Trovão”, que era liderada por um ex-piloto iraquiano de Saddam Hussein que estava baseado no Catar até sua morte recente, disse o mandado. Cerca de sete integrantes do grupo seriam enviados aos EUA para matar o presidente Bush, de acordo com uma conversa descrita no mandado, e o trabalho do suspeito era “localizar e conduzir vigilância nas residências e/ou escritórios do ex-presidente Bush e obter armas de fogo e veículos para usar no assassinato”.

Depois de viajar para Dallas com o informante para filmar a residência de Bush, o acusado fez mais imagens no Instituto George W. Bush, segundo agentes federais. A cidade do Texas foi o local do assassinato do presidente John F. Kennedy em 1963.
Bush, um republicano que foi notícia na semana passada quando inadvertidamente se referiu à invasão do Iraque pelos EUA em um discurso sobre a invasão russa da Ucrânia, foi presidente de 2001 a 2009.

Em uma conversa com uma fonte confidencial do FBI, o suspeito disse que planejava levar quatro homens iraquianos localizados no Iraque, Turquia, Egito e Dinamarca para os EUA, de acordo com o mandado. Em uma conversa posterior, ele afirmou que um dos quatro era “o secretário de um ministro das finanças do Estado Islâmico”, disse o FBI. O suposto contrabandista descreveu os homens como “ex-integrantes do Partido Baath no Iraque que não concordavam com o atual governo iraquiano e eram exilados políticos”, disse o FBI. Ele planejava cobrar US$ 15 mil para cada pessoa trazida para os Estados Unidos, disse o FBI. O Partido Baath era a organização política de Hussein, que foi deposto na invasão dos EUA em 2003.

Seu plano, de acordo com o mandado, era obter vistos de visitante mexicanos para os agentes do Estado Islâmico, usando informações de passaporte que ele enviaria ao informante por WhatsApp, antes de levá-los à fronteira. Enquanto isso, ele estava se comunicando com um contato no Egito por meio de um perfil falso no Facebook, que trazia uma foto de perfil de duas mãos individuais segurando uma rosa, projetada para parecer romântica e “não suspeita”, de acordo com a conta do FBI. Em 2021, o FBI obteve um mandado para pesquisar essa conta do Facebook, embora não esteja claro o que eles obtiveram.

Espionando o Estado Islâmico via WhatsApp e localização móvel

Como parte de seu monitoramento dos supostos conspiradores, o FBI recebeu recentemente permissão para adquirir informações de localização móvel da empresa de telefonia AT&T. Ele já havia usado o que é conhecido como “registro de caneta” na conta do WhatsApp que se acredita pertencer ao principal suspeito, ajudando-os a determinar com que frequência a conta foi usada, com quais números estava entrando em contato e se estava ou não ativa.

Embora o suspeito parecesse convencido de que sua conta do WhatsApp era segura, ele não sabia que os investigadores podiam ver todas as mensagens enviadas às fontes confidenciais. Tampouco sabia que a partir de outubro estava usando um telefone que lhe foi dado pelo informante a pedido do FBI. O informante observou que o alvo era um usuário astuto do WhatsApp e fazia parte dos grupos de bate-papo do Baath e do Estado Islâmico no aplicativo. Em outra conversa com um informante, o suspeito alegou ter “estado em comunicações recentes com um amigo no Catar que era um ex-ministro no Iraque de Saddam Hussein que tinha acesso a grandes quantidades de dinheiro” e estava enviando mensagens para ele pelo WhatsApp, o FBI disse.

Ao longo de 2021 e 2022, eles também gravavam secretamente as reuniões pessoais com o suposto conspirador nas quais detalhes adicionais surpreendentes foram revelados, de acordo com o FBI. Em uma conversa de dezembro, de acordo com o mandado, o suspeito alegou ter acabado de infiltrar dois indivíduos associados ao Hezbollah – uma organização terrorista, segundo os EUA – para os EUA por uma taxa de US$ 50 mil cada um.

Também no processo do FBI, o suposto conspirador alegou ser parte da “resistência” e que matou muitos americanos no Iraque entre 2003 e 2006, empacotando veículos com explosivos e detonando-os quando soldados americanos estavam por perto.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022