Mas a desaceleração do NFT não impediu que as empresas de mídia social lançassem novos recursos neste verão que parecem ser construídos para o mundo obcecado por NFT do boom das criptomoedas do inverno passado. O Reddit, que já estava no espaço NFT há mais de um ano, anunciou um mercado para NFTs de preço fixo que foi anunciado como “avatares colecionáveis” em 7 de julho. E na semana passada, a Meta anunciou que o Instagram permitiria que usuários em 100 países mostrassem NFTs em sua plataforma. Por meio desse recurso, os usuários podem conectar sua carteira digital e compartilhar NFTs dela como postagens que exibem automaticamente informações públicas sobre a NFT. As postagens terão um efeito cintilante para diferenciá-las da postagem média do Instagram. O Facebook está definido para seguir o exemplo.
Leia mais: Saiba como colecionar NFTs no Instagram
O momento estranho dos novos recursos NFT do Reddit, Snap e Meta se deve provavelmente ao fato de terem sido adições planejadas há muito tempo – e é difícil prever desacelerações em setores tão voláteis quanto as criptomoedas.
Sophia Wilson, uma artista que trabalhou com Meta em um teste para o novo recurso NFT do Instagram, disse que a plataforma entrou em contato com ela pela primeira vez em novembro de 2021 – antes do pico e da queda da criptomoeda – com seus planos para o projeto. “É claro que mais pessoas teriam se beneficiado se fosse lançado durante o boom, mas esse tipo de coisa não pode ser revertido da noite para o dia”, diz Wilson.
Edward Dowling, gerente de produto da equipe de experiências de blockchain de criadores da Meta, disse à Forbes por e-mail que a empresa começou a trabalhar nos recursos da NFT antes do pico do mercado em novembro passado e que eles fazem parte do objetivo da Meta de ajudar os criadores a monetizar muitas maneiras possíveis.
A entrada formal das empresas de mídia social no espaço NFT faz muito sentido, dado o quão integral as plataformas de mídia social foram para o aumento da popularidade dos NFTs. Os usuários, ou seja, celebridades e influenciadores com milhões de seguidores como Bella Hadid, Paris Hilton e Snoop Dogg, ajudaram a impulsionar o hype da NFT entre o público em geral, compartilhando suas NFTs em plataformas como Twitter e Instagram. Por sua vez, os sites de mídia social têm sido fundamentais para grandes e pequenos artistas digitais que tentam comercializar seu trabalho NFT.
Leia mais: Twitter, Facebook e Instagram movimentam o mundo dos NFTs
Algumas empresas conseguiram pegar a onda do NFT quando ela atingiu o pico. O Reddit lançou seu próprio mercado NFT no auge do boom do ano passado, tornando-se uma das primeiras grandes plataformas sociais a entrar no espaço. O TikTok e o Twitter lançaram recursos que suportam NFTs em setembro de 2021 e janeiro de 2022, respectivamente. O Discord também foi um ponto de encontro inicial para os entusiastas de NFT, embora tenha arquivado seus planos para recursos relacionados a criptomoedas em resposta a preocupações com o alto impacto ambiental dos NFTs (um artista digital calculou que a mineração de um único NFT baseado em Ethereum usava energia suficiente para alimentar uma casa nos Estados Unidos por quase cinco dias).